Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3585
Title: | Indisciplina escolar nos anos iniciais de Ensino Fundamental: Um olhar para publicações em periódicos científicos |
Authors: | Santana, Inamaren Peres |
Keywords: | Indisciplina Escolar Anos Iniciais Periódico Qualis |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | SANTANA, Inamaren Peres. Indisciplina escolar nos anos iniciais de Ensino Fundamental: Um olhar para publicações em periódicos científico. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2021. |
Abstract: | A indisciplina na escola ao longo dos anos tem sido objeto de estudo e discussões, sendo considerada como um dos principais empecilhos para os/as professores(as) em sala de aula, causando até o abandono da profissão. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento de dados bibliográficos e análise de dados dos artigos científicos publicados em qualis periódicos, classificados como A1 e A2, no período de 2013 a 2020. Assim, foram identificados o total de 14 periódicos e 35 artigos classificados como A1 e, 23 periódicos e 67 artigos classificados como A2. Este estudo teve como objetivo identificar as principais causas e sugestões para a redução da “Indisciplina Escolar nos anos iniciais do ensino fundamental” no Brasil. Os dados evidenciaram a necessidade de refletir sobre o processo de socialização, além de enfatizar a importância da participação da comunidade para a minimização dos problemas disciplinares. Entretanto, os trabalhos indicaram que para os/as docentes os conflitos em sala de aula ainda são centrados na família e no estudante. Também foi visível as divergências existentes nos conceitos de indisciplina escolar, apesar dos artigos utilizarem como referencial teórico os mesmos autores. Os resultados preliminares explicitaram a importância em desenvolver fóruns e assembleias com as crianças, propiciando momentos de discussão sobre as regras e normas que vão reger os comportamentos dos estudantes ao longo do ano letivo. |
Description: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos quesitos para obtenção do Título de Bacharel em Pedagogia, sob orientação do Prof. Dr. Alberto Dias Valadão. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3585 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Inamaren__Perez_de_Santana.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 630,74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.