Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3587
Título: Memória, identidade e sentido: discurso no imaginário das lendas
Autor(es): Silva, Analton Alves da
Palavras-chave: Cultura
Memória
Lendas
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Analton Alves da. Memória, identidade e sentido: discurso no imaginário das lendas. 2021. 196f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Resumo: A lenda, no aspecto de sua composição simbólica, é um objeto que se manifesta nas relações do imaginário ribeirinho sedimentando a perspectiva histórica de um sujeito constituído ideologicamente e produzindo efeitos de realidade junto à comunidade através de seus movimentos de sentidos. Para investigar os paradigmas circunstanciais dessa temática, esta pesquisa faz uso de dispositivos da Análise de Discurso Francesa, de linha pêcheutiana, através de suportes analíticos estabelecidos metodologicamente com o intuito de dissecar os conceitos de memória, identidade e sentido em uma perspectiva de objetivação das questões de linguagem. O aparelhamento teórico tomado para o arranjo dessa investigação, centrado em Michel Pêcheux, recebe linhas conceituais auxiliares de outros teóricos, tais como Orlandi, Foucault, Althusser, Bachelard, Barthes, Cassirer, Deleuze, Durand, Said, Eliad, Fraxe, Gondim, Lacan, Lévi-Strauss, Todorov, Souza, e outros mais. Com um corpus definido para três lendas regionais ribeirinhas, o Boto, o Curupira e a Mãe-da-mata, o lócus foi articulado no espaço geográfico de Porto Velho por onde as narrativas lendárias se movimentam e compõem a representação de uma miscigenação étnica e de uma efervescência cultural na formação da cidade. Tomada como ferramenta analítica, a Análise de Discurso é o aparato desta pesquisa e questiona a produção de sentidos na perspectiva de um sujeito histórico em seu lugar de constituição.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Dr. Júlio César Barreto Rocha.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3587
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf8,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.