Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3597
Título: A substância da arte em O Retrato Oval, de Edgar Allan Poe
Autor(es): Carvalho, Michele Voese de
Palavras-chave: Metáfora
Alegoria
O Retrato Oval
Data do documento: 2018
Citação: CARVALHO, M. V. A substância da arte em O Retrato Oval, de Edgar Allan Poe. 2018. 102 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Resumo: O corpus deste estudo volta-se para uma problematização acerca da natureza da obra de arte. A pesquisa visa identificar as relações estabelecidas pelos operadores retóricos – metáfora, e alegoria – no texto literário, a saber: O Retrato Oval, de Edgar Allan Poe. Nossa abordagem propõe a averiguação de como cada um desses operadores retóricos se comportam e se manifestam no processo de composição do conto, tendo em vista evidenciar como a metáfora e a alegoria contribuem esteticamente na narrativa, como operadores retóricos que sustentam a natureza da obra de arte, na escrita de Poe. Ao texto literário foram ajuntados outros textos de cunho teórico e crítico baseados em estudos sobre a metáfora e a alegoria a partir da concepção de estudiosos como: (RICOUEUR, 2000), (SACKS, 1992), (HANSEN, 2006), (KOETHE, 1986), entre outros autores e pesquisas que fundamentam e subsidiam nossa análise.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Estudos linguísticos e Literários - DELL, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Letras. Orientador (a): Profª. Dra. Walmira Sodré Austríaco Moraes
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3597
Aparece nas coleções:DAELL/VHA. Licenciatura em Letras/Português (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Substância da Arte em O Retrato Oval, de Edgar Allan Poe.pdfArquivo Final1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.