Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3601
Título: Motivos da desistência da prática de exercícios físicos nas academias de Porto Velho-Rondônia
Título(s) alternativo(s): Reasons for quitting do physical exercise in Porto Velho-Rondônia academies
Autor(es): Freitas, Daniel Fernando Bastos de
Palavras-chave: Adesão a atividade física
Academia
Desistência
Data do documento: 2022
Editor: Revista CPAQV – Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida | Vol.14| Nº.1| Ano 2022| p. 2
Citação: FREITAS, Daniel Fernando Bastos de.Motivos da desistência da prática de exercícios físicos nas academias de Porto Velho-Rondônia. Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, [S.L.], v. 14, n. 1, p. 1, 2022. Quadrimestralmente. Revista CPAQV. http://dx.doi.org/10.36692/v14n1-06. Disponível em: http://www.cpaqv.org/revista/CPAQV/ojs-2.3.7/index.php?journal=CPAQV&page=article&op=view&path%5B%5D=884.
Resumo: O objetivo deste projeto de pesquisa foi investigar os motivos da desistência da prática de exercícios físicos em academias da cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia. Investigando o perfil sociodemográfico dos participantes, foi possível caracterizar desde os motivos que os levaram a praticar a atividade física até o que levou à desistência. A análise de dados foi feita através de comparações das informações coletadas utilizando o método pairwise para análise de dados estatísticos, traçando características psicológicas dos participantes, gerando dados que possam ser utilizados por donos de academias para criar estratégias que geram maior aderência à prática de musculação. Participaram 116 indivíduos de ambos os gêneros, sendo 72 mulheres e 44 homens, entre 19 a 62 anos que por algum motivo abandonaram a prática da musculação. Foi elaborado um questionário com questões que extraíam características pessoais (sexo, idade, renda familiar, estado de saúde) e características sociais e demográficas, entrelaçando dados, resultando em evidências de motivos a desistência ou migração da musculação para outra modalidade esportiva. concluiu-se que o fator pandemia com 23,3% e a falta de tempo com 37,1% foram os mais citados como decisivos para desistência da prática da musculação nas academias de Porto Velho, Rondônia. e confirmou-se que existe uma diferença significativa entre a desistência das pessoas que moram na zona sul e as que moram na zona norte, com significância (sig) 0,043.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Ramón Núñes Cardenas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3601
ISSN: 2178-7514
Aparece nas coleções:Educação Física (Artigos de Periódicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo publicado.pdf349,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.