Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3603
Título: Impacto da pandemia do covid-19 na produtividade dos servidores públicos: abordagem ao Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região – TRT 14
Autor(es): Reis, Rafael Vicente Martins dos
Palavras-chave: Serviço público
Home Office
COVID-19
Data do documento: 2021
Citação: REIS, Rafael Vicente Martins dos. Impacto da pandemia do covid-19 na produtividade dos servidores públicos: abordagem ao Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região – TRT 14. 2021. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Resumo: A presente pesquisa buscou identificar o impacto da COVID-19 e das ações implementadas para enfrentamento da pandemia nas atividades jurisdicionadas, com base nos indicadores de celeridade e efetividade. Método: Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, na qual foram observados os dados estatísticos das 32 Varas do Trabalho compreendidas na jurisdição do TRT 14, por meio de análise de banco de dados estatísticos denominado IGest14. A pesquisa compreendeu, também, a análise de instrumento de coleta de dados, mediante a utilização de questionário online, a fim de captar a percepção dos servidores quanto ao home-office. Foram utilizados testes estatísticos de normalidade e tabulação cruzada das informações, com a finalidade de identificar opiniões diversas dos respondentes, de acordo com as variáveis sociodemográficas da amostra: gênero; faixa etária; atividades laborais, se teletrabalho ou trabalho remoto; e a quantidade de pessoas com quem o servidor reside. Resultados: a pesquisa demonstrou evidências de que a produtividade dos servidores aumentou, uma vez que a taxa de conciliação e a taxa de execução dos processos aumentaram; foi identificada, ainda, a redução de 60% do tempo médio dos processos pendentes de julgamento, o que corrobora a percepção dos servidores, tanto em trabalho remoto quanto em teletrabalho, pois estes concordam que, após aderir ao home office, sua produtividade aumentou. Destaca-se, também, a necessidade de trabalhar aspectos psicológicos quanto aos diferentes gêneros, haja vista que que 23,26% das mulheres afirmaram ter a impressão de serem mal avaliadas e 8,70% dos homens têm a impressão de serem mal avaliados pela chefia. No caso do gênero feminino, a impressão de ser mal avaliada é reconhecida pela teoria do papel social como um estereótipo de menor disponibilidade para o desenvolvimento das atividades profissionais e do desenvolvimento da carreira, cujos custos sociais, para as mulheres, são associados à maternidade e ao casamento.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Profª Drª Marlene Valério dos Santos Arenas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3603
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.