Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3604
Título: Percepções de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre educação ambiental: uma realidade da Escola Euclides da Cunha, município de Urupá, Rondônia
Autor(es): Oliveira, Marcos Vinícius de
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Educação
Meio Ambiente
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, Marcos Vinicius de. Percepções de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre educação ambiental: uma realidade da Escola Euclides da Cunha, município de Urupá, Rondônia. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo perceber como os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Euclides da Cunha, do município de Urupá, estado de Rondônia percebem a temática ambiental no âmbito escolar. Para tanto, teve como base teórica estudos sobre a Educação, Educação no Campo, Educação Ambiental, e fontes como Leis e Resoluções que regulamentam a Educação e Educação Ambiental. Metodologicamente, a abordagem foi de cunho qualitativa e quantitativa, utilizando-se de pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo. Os colaboradores da pesquisa foram os alunos e alunas do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides da Cunha localizada na zona rural do município de Urupá no estado de Rondônia. Para coleta de dados utilizou-se de questionário, composto por 10 questões e para análise utilizou-se de ferramentas estatísticas como quadro e tabelas tendo por norte os objetivos específicos deste estudo que são averiguar como é apresentada a Educação Ambiental no currículo escolar da Educação Básica. Os resultados desta pesquisa destacam-se que a Educação Ambiental é vista de maneira integradora e interdisciplinar, mesmo que as crianças não tenham tido certeza ao mencionar geografia e ciências, estas são as principais disciplinas e livros didáticos que apresentam a temática sobre meio ambiente. Por meio da pesquisa bibliográfica e pelo questionário aplicado aos estudantes apontaram que as crianças possuem imaginação e utilizaram suas memórias para confecção dos desenhos evidenciando as concepções que elas possuíam sobre o assunto. Por isso, considera-se que a EA é ainda incipiente no âmbito escolar, porém é o começo para incorporação de valores ambientais e a orientação para a construção de inovação ética da relação da sociedade com a natureza.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes e coorientação do professor Me. Gleidson Paulo Rodrigues Alves.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3604
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Marcos_Vinicius_Oliveira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.