Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3611
Título: Quantificação da concentração de Dióxido de Carbono (CO²) na cidade de Ji-Paraná - Rondônia
Autor(es): Peixoto, Karoline Paula
Palavras-chave: Atmosfera
Poluição
Gases de efeito estufa
Data do documento: 2022
Citação: PEIXOTO, Karoline Paula. Quantificação da concentração de Dióxido de Carbono (CO²) na cidade de Ji-Paraná - Rondônia. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022.
Resumo: O gás dióxido de carbono (CO2) é presente naturalmente na atmosfera terrestre, sendo vital para a vida na terra pois participa do processo de fotossíntese, e desta forma armazena energia para o ciclo de vida no planeta. Porém, há algumas décadas sua concentração tem chamado a atenção por seu aumento significativo, advindo do uso da queima de combustíveis fósseis, processos industriais, desmatamento e mudanças no uso da terra. Este excesso não integrando a fotossíntese, pode ser causador de danos no ambiente. Neste trabalho quantificou-se, a variação da concentração de CO2 em três pontos na cidade de Ji-Paraná, sendo dois de maior movimentação veicular. O instrumento de medição foi o analisador de gás infravermelho da marca LI-COR, modelo LI-800. A amostragem ocorreu de setembro de 2019 a julho de 2020. O maior valor observado foi no mês de dezembro de 2019, de 502,7 ppm, e o menor valor ocorreu no mês de julho de 2020, de 350,9 ppm. Segundo o boletim da OMM, a média mundial no ano de 2018 foi de 408,7 ppm. Os valores encontrados assemelham-se com os das grandes cidades do Brasil e do mundo, sendo que o maior valor amostrado foi apenas inferior a um estudo realizado nas capitais brasileiras. Na região norte do país ainda não há o monitoramento contínuo in situ de poluentes atmosféricos, o que torna este trabalho importante contribuinte de monitoramento. O uso de tecnologias para redução da emissão deste gás é de suma importância tanto para o bem-estar humano como também para o meio ambiente e sua dinâmica ecológica.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária, sob a orientação da Prof.ª Dra. Beatriz Machado Gomes
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3611
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_KAROLINE_PAULA_PEIXOTO_.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.