Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3625
Título: Os Criptoativo: Historicidade, Regulação, Aspectos Econômicos, Tributação e Preço de venda
Autor(es): Souza, Geice Mara Waiandt de
Palavras-chave: Criptoativo
Moeda virtual
Bitcoin
Criptomoeda
Blockchain
Data do documento: 4-Abr-2022
Citação: DE SOUZA, Geice Mara Waiandt. Os Criptoativos: Historicidade, Aspectos Econômicos, Tributação e Preço de Venda. Trabalho de Conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2022.
Resumo: Entende-se por criptoativos os ativos virtuais, protegidos por criptografia, presentes exclusivamente em registros digitais cujas as operações são executadas e armazenadas em uma rede de computadores. O objetivo do artigo foi evidenciar os fatores que influenciam na precificação de mercado de criptoativos, mais especificamente a moeda virtual bitcoin, buscando compreender a sua valoração e relevância no cenário econômico, como também sua regulação, historicidade e tributação no Brasil. Os criptoativos surgiram como método novo de pagamento que exime a participação de terceiros e instituições financeiras de modo que seus usuários fiquem no anonimato. Alguns conceitos de oferta e demanda também vão ajudar a entender alguns aspectos do mercado das criptomoedas, a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Quanto a tributação a lei brasileira trabalha com esse novo tipo de moeda virtual em circulação, e ainda não há uma lei específica que rege essas transações e pagamentos com criptoativos, deixando assim uma lacuna para que fraudes e lavagens de dinheiro aconteça. No tocante a precificação do Bitcoin pode contribuir com o gestor na tomada de decisões, e seu preço é determinado pela oferta e demanda. O preço do Bitcoin auxilia na percepção do que a criptomoeda se propõe a desempenhar enquanto ativo digital.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharela em Ciências Contábeis. Orientador: Prof.ª DraSuzenir Aguiar da Silva
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3625
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___Geice.pdf766,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador