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Título: Métodos de aprendizagem para crianças com dislexia
Autor(es): Heming, Camila
Palavras-chave: Dislexia
Aluno
Aprendizagem
Método
Data do documento: 2022
Citação: HEMING, C. Métodos de aprendizagem para crianças com dislexia. 2022. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022
Resumo: A dislexia é um transtorno ou distúrbio neurológico que prejudica a aprendizagem da leitura e escrita da criança disléxica. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo geral descrever quais métodos que podem auxiliar e colaborar para o processo de ensino e aprendizagem do/a aluno/a com dislexia. Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: conhecer as conceituações de dislexia, estudar políticas públicas para o disléxico, expor as metodologias pedagógicas para a aprendizagem da criança disléxica e descrever o dever da família e do/a professor/a na vida do/a aluno/a. O problema foi norteado na indagação: quais os métodos são eficazes para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do/a aluno/a com dislexia? No que tange a metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa de análise temática a respeito dos métodos de ensino para o disléxico/a. A manifestação da dislexia geralmente se dá no ambiente escolar, logo, torna-se necessário que o/a educador/a tenha um conhecimento básico sobre o transtorno para possibilitar uma imediata identificação da dislexia, e assim, comunicar a família para fazer o encaminhamento a uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo/a, fonoaudiólogo/a, neurologista, e outros profissionais que podem contribuir para esse processo, eles que farão a avaliação diagnóstica para o desfecho. Ao ser comprovada que a criança tem dislexia, é essencial o acolhimento e apoio da família para tornar o processo de aprendizagem mais leve e tranquilo, pois a criança também é afetada emocionalmente por apresentar muitas dificuldades no desenvolvimento as atividades. A escola também é parte integrante desse processo, inclusive o/a professor/a que acompanha diretamente a criança. Estes/as por sua vez, devem criar estratégias pedagógicas alinhadas às necessidades específicas do/a aluno/a. Saliento a criação da lei Nº14.254 de 30 de novembro de 2021 que tem como objetivo colaborar e resguardar o direito da criança com dislexia na escola. Sendo assim, a finalidade desse trabalho é demonstrar que o/a aluno/a com dislexia tem capacidade de aprender e aprimorar as suas habilidades e competências, basta adequar o ensino às suas especificidades.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Rodrigo Pedro Casteleira
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3633
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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