Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3640
Título: Método de Paulo Freire na educação de adultos: relatos de experiências em uma instituição de EJA na cidade de Vilhena
Autor(es): Santos, Valdinéia Silva dos
Palavras-chave: Método Paulo Freire
Adulto
Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, V. S. Método de Paulo Freire na educação de adultos: relatos de experiências em uma instituição de EJA na cidade de Vilhena. 2022. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vihena, 2022
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa bibliográfica, feita a partir do referencial teórico de Paulo Freire, patrono da alfabetização na vida adulta e da Educação em nosso país. O trabalho foi feito a partir e de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, com entrevista semiestruturada e coleta de dados com quatro educandos de 32 a 57 anos de idade, de uma instituição de Educação de Jovens e Adultos na cidade de Vilhena (RO). Seguindo o método de ensino de Paulo Freire, que devemos partir da realidade dos educandos, respeitando seus conhecimentos prévios e suas vivências, traçamos como objetivo a compreensão do processo de alfabetização de adultos a partir dos relatos de experiências de adultos estudantes de EJA de acordo com o método Paulo Freire. É frequente ouvirmos de adultos não letrados, histórias de desafios e baixa autoestima, de dificuldades em executar tarefas simples do dia a dia como: ler uma placa de identificação, receita culinária, pegar um ônibus, ver o preço de uma mercadoria e até mesmo compreender seus direitos como cidadão, ou seja, limitados de fazerem uma leitura de mundo a partir da leitura e escrita de palavras e como consequência disso, acabam com sentimentos de menosprezo, baixa autoestima, incapacidade e invalidez por não acharem que fazem parte deste mundo letrado, tendo muitas vezes seus sonhos e desejos oprimidos, diante disso busquei compreender como o método de Paulo Freire auxilia na aprendizagem de adultos? E com isso entender como os alunos adultos são alfabetizados com o método Paulo Freire e quais os motivos que os levou a buscar a EJA, apontando possíveis desafios de aprendizagem de adultos no processo de alfabetização por intermédio das narrativas, dos objetivos e das expectativas dos adultos em processo de aprendizagem. O que me motivou a pesquisar sobre essa temática foi ter presenciado em meu cotidiano, desafios que meus pais enfrentaram por não serem alfabetizados, sendo este um problema social por ser a realidade de mais de 11 milhões de brasileiros. Os resultados e conclusões dessa pesquisa nos revelou que a didática de ensino dos docentes corresponde ao método de alfabetização de Paulo Freire e que esses adultos buscam por meio da aprendizagem, melhores oportunidades profissionais, tendo como desafio conciliar trabalho com os estudos. Desta forma, ficou evidenciado que o método de Paulo Freire funciona como facilitador pelo qual homens e mulheres lidam de forma crítica com a realidade e descobrem como participar do seu mundo.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.ª Ma. Daiane Trindade da Silva
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3640
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Pedagogia_Valdineia Silva dos Santos.pdfArquivo Final1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.