Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3669
Título: A historicidade da/sobre a língua Pomerana no município de Espigão D'Oeste (RO): uma análise da memória discursiva nas narratividades em meio eletrônicos
Autor(es): Krohn, Luciana Gonçalves
Palavras-chave: Língua pomerana
Processo de identificação
Meio eletrônico
Data do documento: 2022
Citação: KROHN, Luciana Gonçalves. A historicidade da/sobre a língua Pomerana no município de Espigão D'Oeste (RO): uma análise da memória discursiva nas narratividades em meio eletrônicos. 2022. 111f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2022.
Resumo: Os pomeranos e seus descendentes que hoje vivem no Brasil originaram-se da Pomerânia, região que atualmente não existe mais no mapa da Europa. A chegada dos primeiros pomeranos ao Brasil é datada de 1856, no entanto, foi na década de 1970 que ocorreu o processo de migração “Espírito Santo–Rondônia”, que levou grande parte dos pomeranos a se estabelecer na cidade de Espigão D’Oeste (RO). Esta dissertação tem como objetivo principal, sob a luz do quadro teóricometodológico da Análise de Discurso (AD) e da disciplina da História das Ideias Linguísticas (HIL), compreender o funcionamento do discurso, isto é, as narratividades encontradas em meios eletrônicos (projetos de leis, imagens e notícias veiculadas), da última década (2010–2020), sobre a língua pomerana, observando: 1) como os imigrantes pomeranos, moradores do município de Espigão D’Oeste (RO), no processo de batimento entre memória e atualidade, inscrevem-se em espaços de interpretação determinados, por meio de suas práticas sociais e de seus discursos, e quais efeitos de sentido são produzidos; 2) como os discursos institucionais significam esses sujeitos, seja a mídia, por meio de notícias veiculadas, seja o jurídico, mediante a edição de leis e de projetos de leis a respeito da língua, dos sujeitos pomeranos e de suas práticas sociais, e 3) o funcionamento discursivo do programa de rádio Raízes Pomeranas, veiculado aos domingos pela Rádio Vila Pavão, enquanto um espaço discursivo institucionalizado (discurso midiático) em que se fala/pratica a língua pomerana. Nosso aporte teórico está fundamentado nos estudos de Seibel (2016), que discorre sobre o processo migratório dos pomeranos; Orlandi (1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2005, 2007 e 2009) e Guimarães e Orlandi (1996, 2001, 2002), para abordar sobre a História das Ideias Linguísticas no Brasil; já a análise de discurso é realizada sob as teorizações propostas por Pêcheux (1988, 1997) e desdobradas por Orlandi; em Payer (1999, 2003, 2006, 2007a, 2007b), ancora-se para tratar da memória discursiva e, em Achard et al. (1999), sobre o papel da memória. Assim, esta pesquisa se justifica pela importância de proceder um estudo que mostre e analise o processo de identificação desses sujeitos na história dos descendentes de imigrantes de presença tão expressiva no município de Espigão D’Oeste (RO) e como eles se constituem, identificando a atuação da memória discursiva na produção de sentidos no discurso deles. Os resultados apontaram que os objetos discursivos analisados, encontrados em meios eletrônicos, são ressignificados a partir das suas condições de produção, em que os saberes são construídos levando em consideração a história da língua e refletindo sobre o processo de constituição dos sujeitos e dos sentidos.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof. Dr. Élcio Aloisio Fragoso.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3669
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.