Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3683
Título: Avaliação da influência genética sobre a infestação de ectoparasitos em famílias de Colossoma macropomum existentes na base de piscicultura da UNIR, Campus Presidente Médici
Autor(es): Andrade, Matheus
Palavras-chave: Tambaqui
melhoramento genético
ectoparasito
infestação
Data do documento: 2021
Resumo: A seleção de organismos aquáticos resistentes as principais enfermidades podem se tornar uma estratégia importante no combate a doenças e aumento da sobrevivência de criações de organismos aquáticos. Além de garantir a saúde dos animais, selecionando-se indivíduos com níveis de resistência a diversas doenças, diminui-se o custo de produção, uma vez que a resistência genética do animal é um dos métodos mais eficientes e econômicos no manejo de doenças. Portanto, objetivou-se selecionar genótipos elite de C. macropomum para resistência a ectoparasitos em condições de cultivo, através da avaliação do grau de infestação, para os diferentes ectoparasitos, da avaliação da presença de famílias de C. macropomum resistentes por gênero de parasito e da identificação da presença de famílias resistentes à infestação parasitária. Foram utilizados 180 animais, pertencentes ao Programa de Melhoramento Genético do Tambaqui, em fase adulta, oriundos de 5 famílias do Programa AquaBrasil. Estes animais estiveram alocados em viveiros escavados, recebendo ração comercial extrusada com 36% de proteína bruta, em dois tratos diários e foram avaliados por um período de 9 meses, através de biometrias bimestrais. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizados, com 5 tratamentos e com diferentes repetições. P. gamitanae e Argulus sp. foram os ectoparasitos encontrados nas matrizes de C. macropomum avaliados no presente estudo. Comparando-se as famílias com relação a uma possível resistência ao parasitismo a estes parasitos, obteve-se que não houve diferença significativa (P>0,05) entre elas, quanto ao ectoparasito P. gamitanae, não sendo possível identificar uma família mais resistente a este. Quanto a resistência ao ectoparasito Argulus sp., identificou-se uma diferença significativa (P>0,05) entre as famílias, sendo a família um e a família três aquelas que apresentaram um menor número de parasitas por hospedeiro, as demais não apresentaram diferença. De todas as 5 famílias avaliadas, a família 1 e 3, quando avaliadas de uma forma geral, demostraram características superiores quanto a resistência parasitária, uma vez que apresentaram redução no grau de infestação e menores intensidades de infestação para ambos os ectoparasitos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3683
Aparece nas coleções:Zootecnia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRADE___TCC_2021BR___Final.pdf981,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.