Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3685
Title: Entre-lugares e narrativas: a construção da realidade, identidade e memória de um imigrante japonês na Amazônia brasileira
Authors: Santos, Mauricio Neves
Keywords: Imigração
Japoneses
Narrativas
Issue Date: 2022
Citation: SANTOS. Mauricio Neves. Entre-lugares e narrativas: a construção da realidade, identidade e memória de um imigrante japonês na Amazônia brasileira. 2022. 164f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2022.
Abstract: O objeto desta dissertação é constituído pela narrativa de um sujeito nipônico imigrante advindo do primeiro e único processo de imigração japonesa a Porto Velho (RO). Com isso, a relevância científica da pesquisa é dada no momento da construção do Estado de Rondônia e na sua capital, Porto Velho, já que a presença e entrada nipônica são datadas de 1954, embora com pouca visibilidade acadêmica. Nesse sentido, foram delimitados os seguintes objetivos: analisar, investigar e comparar os aspectos da cultura japonesa e de sua residência no município de Porto Velho por meio da narrativa da realidade bruneriana. Para esses estudos, o trabalho tem por base as teorias de Takeuchi (2007; 2012), Bruner (1991; 1997; 2002), Ferreira Netto (2008), Hall (2014), Canclini (2015), Bosi (1994), entre outros. Para a análise, os métodos adotados foram o etnolinguístico, baseado no pensamento de Coriseu (1978) e o fenomenológico, descrito por Gil (2008), além das abordagens bibliográfica, exploratória e documental, descritas por Severino (2013). Para o cotejamento e coleta de dados, foram utilizados instrumentos como a plataforma Google Meet – gravação audiovisual e um questionário semiestruturado que possibilitou a construção de um diálogo aberto, mas direcionado. Nesse processo de construção de corpus, foi delimitado o campo das três narrativas de um único sujeito nipônico que imigrou do Japão para Porto Velho. Por meio do exercício analítico realizado nessas três narrativas, em consonância com as teorias, foi perceptível o resgate dos aspectos histórico-culturais, mnemônicos e narrativos da realidade da cidade de Porto Velho; assim, o informante deixou emergir ainda que é proveniente de uma cultura heterogênea (costumes japoneses), em contato com outra cultura (a portovelhense), ou seja, ocorreu a construção de uma nova comunidade com a adaptação a uma nova realidade.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof. Pós-Doutor Valdir Vegini.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3685
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf5,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.