Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3702
Título: A década da destruição: "progresso" versus dano ambiental em "rumo a terra do sem fim" e ""O Lago de Samuel"" de Hélio rocha: uma leitura decolonial
Autor(es): Negreiros, Cláudio Lopes
Palavras-chave: Decolonial
Pós-colonial
Lago de Samuel
Data do documento: 2021
Citação: NEGREIROS, Cláudio Lopes. A década da destruição: "progresso" versus dano ambiental em "rumo a terra do sem fim" e ""O Lago de Samuel"" de Hélio rocha: uma leitura decolonial. 2021. 83f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL). Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: O processo de colonização na condição de progresso advinda das grandas obras estruturantes na cidade de Porto Velho representadas na obra Gaivotas de Hélio Rocha, sob a perspectiva de produção literária de quem vivenciou o avanço de empreendimentos estatais nesta cidade de Porto Velho, transformando suas observações em contos, que bem apresentam ao leitor elementos para uma reflexão crítica de tais acontecimentos. A obra Gaivotas, de autoria do professor Hélio Rocha, composta por sete contos, todos com temas voltados à Amazônia, é uma construção que consegue aliar literatura e historiografia, Tem esta pesquisa como problemática o questionamento: Aquilo que se apresentou como desenvolvimento e prejuízo em Rumo à terra do sem-fim, se complementa com o observado em Lago de Samuel? Para responder ao problema, utilizamos a abordagem dos estudos pós-colonias. Na análise identificamos nos contos aspectos colonizadores representados nos discursos das personagens. Os resultados restam comprovados que os empregos conceituais de progresso são equivalentes em ambos os contos, inclusive por serem contemporâneos na obra de Rocha.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Estudos Literários. Orientador: Profª Drª Sônia Maria Gomes Sampaio.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3702
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf878,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.