Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3728
Título: O uso da literatura infantil na educação e o contexto social da criança: Inspirações para a elaboração do produto didático "A mistura do meu bairro"
Autor(es): Conceição, Tainá Souza da
Palavras-chave: Literatura Infantil
Produto Educacional
Criança
Realidade Social
Data do documento: 2022
Citação: CONCEIÇÃO, Tainá Souza da. O uso da literatura infantil na educação e o contexto social da criança: Inspirações para a elaboração do produto didático "A mistura do meu bairro". 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo elaborar um produto didático para a etapa da educação infantil com o objetivo de dialogar com o contexto social da vida das crianças, além de analisar a importância das narrativas infantis no desenvolvimento social e psíquico da criança. Por conta disso, também buscou-se conhecer sobre a necessidade de criar uma boa comunicação entre o professor mediador e a criança no ambiente escolar , mediante a introdução de narrativas infantis e a inda i lustrar a temática família e escola e sua relação para a formação da criança. A fundamentação teórica é pautada em Souza e Cosson (2018), Tavares (2021), Barros (2013), Silva e Souza (2018), Brasil (2017), Mendes e Velosa (2016), Góes (2010), Freire (1989), Vigotski (1988), Antunes (2010), Oliveira (2010), Ludke e André (1986), Silva e Oliveira (2021). A metodologia utilizada para a construção foi a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa-ação e elaboração de um produto educacional. Os resultados da pesquisa foram organizados em três capítulos. A pesquisa deixa claro que o uso da literatura infantil na educação tem grande relevância para a formação da criança, além de ser um meio de proporcionar a relação família e escola de forma continua, visto que, as duas contém o mesmo objetivo, que é a formação da criança como ser crítico. O produto didático elaborado, foi um livro infantil intitulado “A mistura do meu bairro” visa promover a valorização da cultura amazonense, o respeito à diversidade e assim promover o ensino de excelência em busca do sucesso pessoal e profissional da criança.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profª. Drª. Naiara dos Santos Nienow.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3728
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_TAINA_CONCEIÇÃO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.