Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3746
Título: Modelo agrometeorológico para predição da produtividade do capim-zuri sob manejos nutricionais contrastantes
Autor(es): Bezerra, Wéllen Sângela Mendes
Palavras-chave: Pastagem tropical
Modelo agroclimático
Radiação fotossintética
Data do documento: 2022
Citação: BEZERRA, Wéllen Sângela Mendes. Modelo agrometeorológico para predição da produtividade do capim-zuri sob manejos nutricionais contrastantes. 2022. 48 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2022.
Resumo: O Brasil apresenta um dos menores custos de produção de carne e de leite do mundo, diante disso, as forrageiras são consideradas como principal fonte de alimento para ruminantes, pois quando submetidas a manejos adequados essas forrageiras podem atingir valor nutricional que permite consideráveis ganhos em produtividade. O objetivo do trabalho foi validar um modelo agrometeorológico com vistas a estimar a produtividade de biomassa do capim-zuri sob diferentes níveis de intensificação do manejo nutricional. Para isso, foram utilizadas as variáveis: temperatura, radiação solar, precipitação e balanço hídrico para compor o modelo. Para a parametrização e validação do modelo realizou-se experimentação a campo na Embrapa Rondônia, no município de Porto Velho e os dados foram coletados durante o período de fevereiro de 2018 a dezembro de 2019, totalizando 19 ciclos/cortes com intervalos de 29 a 47 dias. O delineamento foi em blocos casualizados com parcelas subdivididas e medidas repetidas no tempo. O manejo nutricional da pastagem foi classificado de acordo com a dose anual de nitrogênio (N) em: baixo (100 kg de N.ha-1.ano-1), médio (250 kg de N.ha-1.ano-1) e alto (500 kg de N.ha-1.ano-1). A adubação potássica seguiu a recomendação de 80% da dose de N. Os dados climáticos foram obtidos em duas estações meteorológicas localizadas no município de Porto Velho. A interceptação da radiação fotossinteticamente ativa (IRFA) e o índice de área foliar (IAF) foram medidas com ceptômetro AccuPAR LP-80. A produção de matéria seca (MS) foi mais elevada nos ciclos 6, 7 e 8 no ano de 2018 e nos ciclos 11, 12, 13, 18 e 19 no ano de 2019. A produção de MS foi maior no manejo nutricional alto, com média de 2.941,07 Kg MS.ha-1. O coeficiente de extinção de luz médio observado no capim sob os três manejos nutricionais foi de -0,76. Os parâmetros do modelo que indicam a relação linear entre o Graus-Dia Acumulado (GDA, °C) e o IAF foram 0,0061, 0,0045 e 0,003 para os manejos nutricionais alto, médio e baixo, respectivamente. A eficiência de uso de radiação (EUR) apresentou valores médios de 2,08, 1,79 e 1,45 para os manejos alto, médio e baixo, respectivamente. O capim-zuri apresentou melhores taxas de IRFA, IAF (95% e 4,3) respectivamente, e maior produtividade (1.993,93 kg MS.ha-1) no período sem restrição hídrica e quando submetido ao manejo nutricional de 500 kg de N.ha-1.ano-1 e 400 kg de KCl.ha-1.ano-1. O modelo agrometeorológico é capaz de estimar a produtividade do capim-zuri em diferentes adubações com ou sem restrição hídrica.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientadora: Dra. Ana Karina Dias Salman; Coorientador: Dr. Pedro Gomes da Cruz.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3746
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.