Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3749
Título: As feiras camponesas como ferramenta de resgate e multiplicação das sementes crioulas no estado de Rondônia
Autor(es): Oliveira, Aparecido Dias de
Palavras-chave: Camponeses
MPA
Soberania alimentar
Minifúndio
Trocas de sementes
Data do documento: Dez-2020
Citação: OLIVEIRA, A. D. As feiras camponesas como ferramenta de resgate e multiplicação das sementes crioulas no estado de Rondônia. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação da Profa. Dra. Maria das Graças de Araújo.
Resumo: O estudo deriva-se de vivências no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), da Regional Aparecido de Oliveira no Cone Sul4 de Rondônia e das experiências na Licenciatura em Educação do Campo. Liga-se ao “Grupo de Estudos e Pesquisas Materialismo Histórico e Dialético na Educação” (GEPMHDE), na Linha de Pesquisa - “Educação Marxismo e Movimentos Populares”. Objetiva analisar a importância das sementes crioulas a partir das orientações do MPA e Via Campesina5 do Estado de Rondônia e contribuições das feiras camponesas de trocas de sementes no resgate e multiplicação das sementes para a construção da “Soberania Alimentar”. Para coletar informações do estudo, destacamos as técnicas de entrevistas semiestruturadas; observações colaborativas. Apoiamo-nos em André (2015), Ibiapina (2008), Delory-Momberger (2008) e Orlandi (2009) respectivamente, para compreendermos os discursos dos guardiões de sementes crioulas na defesa da “Soberania Alimentar” em comparação com narrativas de história de vida do pesquisador. Tem como abordagem geral de análise o “Materialismo Histórico e Dialético” em Marx; Engels (2020), Engels (1979) e convergências. Trindade (2020), Stedeli; Carvalho (2010), Lima (2020) são referências que ajudam a elucidar como as feiras camponesas educam para a construção da “Soberania Alimentar”. Conclui-se, que a defesa da preservação da natureza pelos camponeses para dar conta definitivamente deste ideal, que é o da “Soberania Alimentar” precisa da união de todos os explorados em torno da construção da sociedade sem classes que acabará com as mazelas despejadas sobre a natureza e o homem.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação da Profa. Dra. Maria das Graças de Araújo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3749
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As feiras camponesas como ferramenta de resgate e multiplicação das sementes crioulas no estado de Rondônia.pdf685,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.