Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3751
Título: Adubação silicatada e reposição evapotranspiração de referência: efeitos sobre o crescimento de mudas de açaí (Euterpe precatória Mart).
Autor(es): Silva, Wesley Duarte da
Palavras-chave: Açaizeiro
Evapotranspiração
Eficiência nutricional
Silício
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, W. D. Adubação silicatada e reposição evapotranspiração de referência: efeitos sobre o crescimento de mudas de açaí (Euterpe precatória Mart). Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Engenharia Florestal, sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Walker de Albuquerque Alves.
Resumo: A redução da disponibilidade hídrica que por vezes é controlada pela a evapotranspiração, pode causar para a planta do açaí (Euterper precatoria Mart) diminuições significativas na taxa de assimilação líquida do CO2, na condutância estomática e na transpiração das plantas sobre. Estas diminuições podem ser amenizadas com o uso do silício, que é um elemento considerado benéfico, em que alguns resultados já foram observados em espécies vegetais, especialmente quando submetidas a estresse de natureza biótica ou abiótica. Dentro desse pressuposto, objetivou-se com esse trabalho avaliar o crescimento de mudas de açaí (Euterpe precatória Mart) submetido à reposição da evapotranspiração de referência e doses crescentes de silício em ambiente protegido. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial (4 x 4) x 3. Os tratamentos foram definidos por quatro doses de Silício, (0, 6, 12, 18 g SiO2 vaso-1) e quatro percentuais de reposição da ETo (80, 100, 120 e 140 %) com três repetições, perfazendo assim 48 parcelas experimentais. Aos 30 dias da emergência, as mudas foram submetidas à avaliação visual para se obter uma padronização de tamanho. Foram realizadas seis avaliações, sendo elas a cada 30 dias. As variáveis analisadas foram o crescimento em altura de planta, diâmetro, área foliar, número de folhas emitidas, produção de fitomassa seca aérea, radicular e total, além de volume raízes e índice de qualidade de Dickson. Os dados foram submetidos à análise de variância, com desdobramento dos efeitos quantitativos em polinômios ortogonais, segundo sua significância pelo Teste F. A escolha do modelo de regressão foi feita com base no modelo de maior grau significativo pelo Teste F. Assim, o comportamento linear das variáveis sob efeito dos percentuais da ETo, sinaliza que a planta do açaizeiro pode responder com maiores laminas de irrigação para este período. Ao final de 210 dias após transplantio não houve efeito da adubação silicatada sobre as variáveis estudadas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Engenharia Florestal, sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Walker de Albuquerque Alves.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3751
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.