Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3754
Título: Análise florística e fitossociologia da regeneração natural em um fragmento de floresta ombrófila aberta submontana em uma sub-região da Zona da Mata, Rondônia.
Autor(es): Oliveira, Glaciely Cardoso de
Palavras-chave: Florística
Sucessão ecológica
Fragmentação
Diversidade
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, G. C. Análise florística e fitossociologia da regeneração natural em um fragmento de floresta ombrófila aberta submontana em uma sub-região da Zona da Mata, Rondônia. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Engenheira Florestal, sob a orientação da professora Dra. Sylviane Beck Ribeiro.
Resumo: A regeneração natural mantém os estoques de diversidade da vegetação e caracteriza a futura composição florística de uma área conservando os indivíduos, desempenhando um papel importante na manutenção das florestas. Tendo em vista a preocupação em conhecer melhor esse sistema rico em diversidade, este projeto teve por objetivo de realizar a caracterização da regeneração natural em um fragmento florestal. O levantamento consistiu na demarcação de uma parcela permanente de um hectare, onde cada subunidade possui o tamanhão de 10 X 10 m (100 m²). Em campo foram levantadas: número da árvore, a estrutura vertical da regeneração natural onde foi utilizada a classe de tamanho 5 cm ≤ DAP < 10 cm, representadas pela Varetas. Os parâmetros fitossociológicos analisados foram: Densidade Absoluta e Relativa, Frequência Absoluta e Relativa, Dominância Absoluta e Relativa, Valor de Importância e de Cobertura, e Índice de Shannon, calculados através do programa FITOPAC 2.1. Foram amostrados 1.604 indivíduos, onde foram identificados 863 indivíduos distribuídos em 53 espécies, 45 gêneros em 25 famílias botânicas, tendo o índice de diversidade Shannon-Wiener atingindo 3,031 considerada uma diversidade baixa, mas ainda assim pode-se considerar que a população é diversificada, pois mesmo tendo um alto índice de indivíduos não identificados os valores se aproximaram significativamente dos aceitos para regiões tropicais. A floresta em estudo pode ser classificada em estádio inicial de sucessão secundária, pois já se tem a presença de espécies secundária tardia e clímax como Virola michelii e Clarisia racemosa entre outras.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Engenheira Florestal, sob a orientação da professora Dra. Sylviane Beck Ribeiro.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3754
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise florística e fitossociologia da regeneração natural.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.