Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3766
Título: A reconstrução ficcional da favela em becos da memória, de Conceição Evaristo
Autor(es): Oliveira, Neuza Pereira de
Palavras-chave: Espaço narrativo
Favela
Mulher negra
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, Neuza Pereira de. A reconstrução ficcional da favela em becos da memória, de Conceição Evaristo. 2022. 87 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (PPGMEL). Universidade Federal de Rondônia (UNIR), 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta uma leitura do romance Becos da Memória, de Conceição Evaristo, a partir dos espaços onde se desenvolvem as narrativas. A escolha da obra se deu por meio da inquietação em relação ao espaço desde o qual os personagens narram os fatos. Nesse sentido, o trabalho analisa como são narradas as memórias e as vivências cotidianas dos personagens do romance Becos da memória, considerando como tais relatos promovem a ressignificação do espaço periférico retratado na obra. Os objetivos específicos direcionaram o estudo ao especificar a relevância do espaço narrativo em Becos da Memória; assinala como operam as relações entre a memória e espaço narrativo; ao caracterizar a reconstrução ficcional da favela plasmada na obra, a partir do exame das vozes dos personagem que a habitam; e, ao identificar como o discurso narrativo desloca as imagens estereotipadas e preconcebidas de um espaço social periférico ao representá-lo desde uma perspectiva ambivalente e humanizadora. Se por um lado o romance acena para uma realidade parcial e imaginária e, portanto, ficcional, por outro sinaliza para um contexto sócio histórico que não pode ser atrelado a uma categoria de mera ficção, considera-se as várias personagens apresentadas no romance Becos da Memória as quais apelam ao leitor pela veracidade de seu discurso relacionado a um tipo de violência observada no cotidiano das grandes cidades, especialmente à realidade favelada, que então frustram a classificação do texto como ficção devido à sua probabilidade factual. Este texto apresenta a abordagem de algumas das principais concepções de memória, espaço narrativo, mulher negra. Isso com base na memória narrada pelos personagens do romance e suas manifestações na literatura e na cultura, entendendo a memória como registro do vivido, preservação e resgate de imagens ou reconstrução da experiência humana. Apresenta-se um panorama sobre o surgimento da favela a qual é observada enquanto precária alternativa de habitação, consequente do plano de excluir a população negra dos espaços urbanos e sociais. Foi apresentado uma revisão de leitura sobre aportes teóricos referentes aos estudos a partir de alguns autores, como Pollak (1992), Brandão (2013), Le Goff (1994), dentre outros que respaldam a discussão sobre o tema proposto.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (PPGMEL), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Estudos Literários. Orientadora: Profa. Dra. Juliana Bevilacqua Maioli.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3766
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.