Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3772
Título: Romaria da bíblia: manifestações de lutas, resistências, sonhos e religiosidades.
Autor(es): Alexandre, Fernanda
Palavras-chave: Colonização
Religiosidade
Espaço sagrado
Romaria
Data do documento: 2021
Citação: ALEXANDRE, F. Romaria da bíblia: manifestações de lutas, resistências, sonhos e religiosidades. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva.
Resumo: A Romaria da Bíblia, que ocorre há 35 anos no município de São Felipe D’Oeste (RO) é um fenômeno de catolicismo popular, com nuances históricas, políticas, geográficas e culturais. Por meio da pesquisa acadêmica procuramos compreender esse fato relacionando-o a Colonização Dirigida promovida pelo Governo Federal e as manifestações hierofânicas, que significaram o local da Água Santa como espaço sagrado de lutas e resistências pela conquista da terra. Para metodologia da pesquisa de campo recorremos aos procedimetnos da etnografia. A história oral como técnica foi empregada para sistematização das narrativas dos colaboradores, romeiros que participam da Romaria desde o surgimento. Desta feita, consideramos que a Romaria, por um lado, resultou da luta e organização dos pequenos colonos em prol da conquista da terra tão sonhada. Por outro, a atuação dos agentes da igreja católica e as manifestações do sagrado durante o processo foram fundamentais para legitimar as práticas religiosas daquele povo. Por fim, na atualidade, as ritualizações, os símbolos e os significados, que foram sendo agenciados ao espaço da Água Santa e no ato celebrativo da Romaria da Bíblia, ao longo dos anos, mantem vivo na memória dos romeiros o espírito da irmandade e fé cristã.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3772
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Romaria da bíblia, manifestações de lutas, resistências, sonhos e religiosidades.pdf40,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.