Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3780
Título: Sistemas de produção de cacau de agricultores familiares da região central de Rondônia.
Autor(es): França, Ivone Ferreira
Palavras-chave: Sistemas Agroecológicos
Chocolate artesanal
Assentamentos Rurais
Data do documento: 2020
Citação: FRANÇA, I. F. Sistemas de produção de cacau de agricultores familiares da região central de Rondônia. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Elaine A. Delarmelinda Honoré.
Resumo: O cacau é uma importante fonte de renda da agricultura familiar de Rondônia, com bom potencial de geração de renda e de benefícios ambientais por meio de sistemas agroecológicos. Esse trabalho objetivou caracterizar os sistemas de produção de cacau e chocolate em propriedades da agricultura familiar de assentamentos na região central de Rondônia. O trabalho foi desenvolvido na região central de Rondônia, e contou com a participação de agricultores de cinco municípios, moradores de assentamentos da reforma agrária. A pesquisa teve caráter qualitativo, e o levantamento de dados foi feito por meio de entrevista semiestruturada com 10 agricultores no mês de fevereiro de 2021. Foi utilizado um questionário contendo 21 questões, aplicado de forma remota, devido à situação de pandemia, utilizando ligação telefônica ou pelo aplicativo Whatsapp®. Foi constatado que a maioria dos produtores trabalham no sistema agroecológico, e destaca-se a lavoura consorciada com outras espécies. Contudo observa-se que há falta de assistência técnica para melhorias na produção, principalmente no manejo fitossanitário e do solo. A produção de chocolate é realizada pela maioria dos produtores, apesar de terem realizado cursos de formação, a produção é doméstica, e a comercialização é local por venda direta e em feiras.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Elaine A. Delarmelinda Honoré.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3780
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistemas de produção de cacau de agricultores familiares da região central de Rondônia..pdf209,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.