Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3788
Título: A intertextualidade judaico-cristã nas Crônicas de Nárnia: O Sobrinho do Mago e O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, de C. S. Lewis
Autor(es): Xavier, Lucas Lazzarotto
Palavras-chave: Crônicas
Sentidos simbólicos
Literatura comparada
Data do documento: 2022
Citação: XAVIER, L. L. A intertextualidade judaico-cristã nas Crônicas de Nárnia: O Sobrinho do Mago e O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, de C. S. Lewis. 2022. 126 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena. 2022
Resumo: O corpus desta análise constitui-se das duas primeiras crônicas, de uma ordem de sete, que compõem o mundo maravilhoso de Nárnia, escritas por Clives Staples Lewis: O sobrinho do mago, publicada pela primeira vez em 1955, e O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, publicada pela primeira vez em 1950. O recorte das crônicas iniciais da série acontece para uma análise de sentidos simbólicos dos elementos que formam as narrativas. Para tanto, propomos uma discussão que se baseia em um processo de interpretação filosófico atravessado pelo espírito judaico-cristão que julgamos está presente nos escritos do autor em questão. Assim, a Literatura Comparada é um dos eixos teóricos basilares para a análise proposta neste trabalho. O estudo constrói um arranjo de relações que têm por foco elementos religiosos – transcendência, texto sagrado e valores morais – como princípio da construção literária. Além disso, estimamos o valor estético da imagem criativa contrastado com o mundo real. Nesse sentido, refletimos na intertextualidade judaico-cristã disposta pelo autor a fim de depreendermos a mensagem milenar e moral das crônicas.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Letras Português. Orientador (a): Profª. Drª. Walmira Sodré Austríaco Moraes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3788
Aparece nas coleções:DAELL/VHA. Licenciatura em Letras/Português (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Lucas Lazzarotto Xavier.pdfArquivo Final1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.