Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3789
Título: Metodologia Box & Jenkins para previsão a curto prazo de novos casos de Covid-19 no município de Presidente Médici - Rondônia
Autor(es): Santos, Weliton dos
Palavras-chave: Covid-19
ARIMA
Previsão
Presidente Médici
Rondônia
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, Weliton dos. Metodologia Box & Jenkins para previsão a curto prazo de novos casos de Covid-19 no município de Presidente Médici - Rondônia. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Estatística) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022..
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo utilizar a metodologia de Box & Jenkins para obter um modelo que estime o aumento diário de novos casos de Covid-19 no município de Presidente Médici- Rondônia, no período de 01/01/2021 até 18/06/2021, a fim de fazer predições. A escolha do modelo para descrever a série temporal foi realizada por meio da observação dos correlogramas de autocorrelação e autocorrelação parcial em diferentes períodos. Identificado o modelo e o período, foram estimados os parâmetros e, posteriormente, realizada a análise dos resíduos. Para a escolha do melhor modelo, contou-se com os critérios de Akaike (AIC), Informação Bayesiano (BIC) e a raiz do erro quadrático médio (RMSE). Entre os modelos estudados, optou-se pelo modelo ARIMA (0, 2, 1), atendendo ao princípio da parcimônia. A metodologia escolhida ocasionou um modelo que pode ser utilizado quando se tem uma alta variabilidade de casos. O modelo não reage muito bem a períodos com baixa variabilidade de novos casos, é aconselhável a utilização no começo do crescimento da curva de novos casos, que também é o período de maior tensão tanto para gestores quanto para a população e para o sistema de saúde.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento acadêmico de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Estatística. Sob a orientação da Profª. Me. Luana Lúcia Alves de Azevêdo
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3789
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Weliton_dos_Santos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.