Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3790
Título: Neurociência, o que é isso? Significados atribuídos por professoras da educação infantil
Autor(es): Oliveira, Geise kele Pascoal de
Palavras-chave: Educação Infantil
Neurociência
Aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, Geise Kele Pascoal de. Neurociência, o que é isso? Significados atribuídos por professoras da educação infantil. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar se um grupo de professores que atua na educação infantil no município de Ji-Paraná conhece as contribuições da Neurociência para atuação docente e, bem como, se os conceitos da Neurociência podem colaborar com o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos professores. A fundamentação teórica é pautada nos autores, Kuhlmann (1998), Cosenza e Guerra (2011). O trabalho é fundamentado também nos documentos legais que tratam sobre a Educação Infantil, Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). A metodologia utilizada para realizar essa pesquisa foi o estudo de caso. Os sujeitos que colaboraram para realização desta pesquisa foram cinco professoras da Educação Infantil. Para realização da coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada como instrumento metodológico. A análise das informações geradas foi realizada segundo a proposta de Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). Após a análise das entrevistas foi possível identificar, três núcleos de significação. Núcleo 1. O que significa ser professora na Educação infantil; Núcleo 2. O aprender da criança na Educação infantil; Núcleo 3. Neurociência e Educação infantil. O estudo demonstra que para a maioria das professoras entrevistadas o fato de estarem atuando na Educação Infantil não é uma consequência da escolha pessoal. Esse mesmo grupo também entende que ser professora de crianças pequenas não é tão exigente pois elas acreditam que não precisam ter um domínio conceitual tão profundo quanto as professoras que atuam no ensino fundamental. Em relação ao aprender, as professoras reconhecem que as crianças estão sempre aprendendo, até mesmo nos momentos de brincadeira livre, e que na educação infantil o cuidar é tão importante quanto o educar. Por meio do estudo também foi possível identificar que as professoras não possuem um conhecimento aprofundado em relação ao que é a neurociência e em como ela pode contribuir em sala de aula, evidenciando assim a necessidade de uma formação continuada para discutir essa temática.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Naiara dos Santos Nienow
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3790
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Geise_Kele_de_Oliveira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.