Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3791
Título: História da educação em Ouro Preto do Oeste/RO: memórias de professoras e egressos entre 1970 e 1980
Autor(es): Abreu, Elisane Regina de Souza Silva
Palavras-chave: História da Educação
Memórias
Ouro Preto do Oeste
Rondônia
Professores/as
Data do documento: 2022
Citação: ABREU, Elisane Regina de Souza Silva. História da educação em Ouro Preto do Oeste/RO: memórias de professoras e egressos entre 1970 e 1980. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Sob o título História da Educação em Ouro Preto do Oeste/RO: Memórias de professoras e egressos entre 1970 e 1980, o presente estudo tem como principal objetivo compreender a história da educação da cidade de Ouro Preto do Oeste, com base nos relatos de professoras que atuaram nas décadas de 70 e 80. Tal objetivo foi construído a partir da seguinte questão problema: Qual a importância de conhecer a história dos professores que trabalharam na educação do município de Ouro Preto do Oeste no período da colonização? Buscando uma resposta ao problema apresentado, este estudo foi elaborado tendo como metodologia uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, bem como um estudo campo com registros em caderno de campo, e por meio de entrevista estruturada e semiestruturada. A escolha do tema se justifica em virtude de sua relevância, pois o ato de relatar a história dos professores pioneiros tem um papel importante na história da educação de Ouro Preto do Oeste, uma vez que é preciso conhecer e registrar a história que estava guardada ou até esquecida. A partir deste foi possível concluir que a caminhada percorrida pelos sujeitos deste estudo, contribuem na construção de um olhar sobre a trajetória, o empenho, e da luta a favor da educação em Rondônia. Ressalta-se que este estudo abre caminho para o entendimento sobre o princípio da escola local, cabendo a realização de outras pesquisas para aprofundarem o olhar sobre a escola local, os/as professores/professoras/ e aluno/alunas, enfim sobre a educação e suas transformações, transpondo barreiras e reinventando-se.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais – DCHS, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do professor Doutor Paulo Sérgio Dutra.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3791
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Elisane_Abreu.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.