Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3810
Título: A relação entre bibliotecas universitárias e discentes em fase de produção do trabalho de conclusão de curso: um estudo com foco na Biblioteca Central da UNIR
Autor(es): Rebelo, Janeida Souza
Palavras-chave: Discentes finalistas
Apoio à pesquisa
Biblioteca universitária
Data do documento: 2022
Citação: REBELO, Janeida Souza. A relação entre bibliotecas universitárias e discentes em fase de produção do trabalho de conclusão de curso: um estudo com foco na Biblioteca Central da UNIR. 2022. Monografia (Graduação em Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: Diante do papel essencial que a biblioteca universitária tem para a produção de trabalhos acadêmicos, a pesquisa compreende serviços de apoio para pessoas finalistas que estão em fase de elaboração do trabalho de conclusão do curso (TCC). Para o desenvolvimento da pesquisa tem-se como objetivo geral investigar ações e estratégias desenvolvidas em bibliotecas universitárias para discentes em fase da escrita de TCC, com foco na Biblioteca Central da UNIR. Para isso, foram detectadas ações, serviços de auxílio à pesquisa e serviços específicos para elaboração do TCC desenvolvidos em 68 bibliotecas universitárias ativas. A metodologia do trabalho envolveu, em um primeiro momento, pesquisa bibliográfica e documental. Já para a pesquisa de campo, foi realizada uma entrevista com a gestora da Biblioteca Central da UNIR a fim de conhecer os serviços ofertados e seus usos pela comunidade acadêmica, seguida de um levantamento das dificuldades encontradas pelas pessoas finalistas do curso de Biblioteconomia através de questionário. Os resultados mostram que são poucos, mas existem serviços específicos para o TCC em algumas bibliotecas, tais como templates e treinamentos. Quanto às dificuldades do grupo de discentes para a realização da pesquisa, aparecem principalmente a metodologia, a coleta de dados e o referencial teórico, enquanto, para a produção do TCC, seu principal desafio é a redação do texto acadêmico. Quanto à biblioteca da UNIR, ela vem se desenvolvendo para atender sua comunidade, não só em estrutura como em atendimento, mas ainda não trabalha com esse grupo especificamente. Concluímos que há um certo descompasso entre discentes e biblioteca e que estreitar laços entre eles e com o curso de Biblioteconomia por meio de parcerias que proponham ações e projetos, pode gerar resultados excelentes para a instituição.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3810
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.