Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3830
Título: A influência das características do CEO na adoção de práticas de responsabilidade social corporativa das empresas de energia elétrica listadas na B3
Autor(es): Silva, Tailana Paixão da
Amutares, Vinícius Silva Batista
Palavras-chave: CEO
Responsabilidade social corporativa
Energia elétrica
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Tailana Paixão da; AMUTARES, Vinícius Silva Batista. A influência das características do CEO na adoção de práticas de responsabilidade social corporativa das empresas de energia elétrica listadas na B3. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Os Chief Executive Officers (CEOs) são responsáveis pelas tomadas de decisões estratégicas nas organizações. De acordo com a Teoria dos Escalões Superiores, as características observáveis dos CEOs podem ser usadas para explicar as escolhas estratégicas que eles fazem, incluindo a formulação e implementação de políticas de Responsabilidade Social Corporativa. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é investigar quais características demográficas do CEO influenciam a adoção de práticas de Responsabilidade Social Corporativa das empresas do setor de energia elétrica listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), no período de 2015 a 2020. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, qualitativa e quantitativa, cujos dados foram coletados nas Demonstrações Financeiras Padronizadas, Formulários de Referência e Relatórios de Sustentabilidade e/ou Relatórios Anuais das empresas. Os resultados da pesquisa mostraram que as variáveis gênero e posse influenciam a adoção de práticas de RSC, enquanto que a idade não influencia; já as características organizacionais de tamanho e rentabilidade influenciam a RSC de forma positiva e negativa, respectivamente. Conclui-se, portanto, que as características observáveis do CEO, conforme preconiza a Teoria dos Escalões Superiores, com exceção da idade, são determinantes para a adoção de práticas de RSC.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3830
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO.pdf458,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.