Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3834
Título: A influência das características do Conselho de Administração no desempenho financeiro das empresas listadas na B3
Autor(es): Souza, Amanda Santos de
Palavras-chave: Governança corporativa
Conselho de Administração
Desempenho financeiro
Data do documento: 2021
Citação: SOUZA, Amanda Santos de. A influência das características do Conselho de Administração no desempenho financeiro das empresas listadas na B3. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: O desenvolvimento expressivo do mercado de capitais acarretou em diversos argumentos sobre o conflito de agência entre principal-agente. Com o propósito de diminuir este conflito, surge a Governança Corporativa, proporcionando transparência e proteção aos acionistas. Dentre seus mecanismos de controle e monitoramento, há o Conselho de Administração. O objetivo deste trabalho é verificar a influência das características do Conselho de Administração no desempenho financeiro das empresas listadas na B3 . Assim, contou com uma amostra de 363 empresas não financeiras, listadas na Brasil, Bolsa, Balcão, no período de 2010 a 2020, sendo os dados coletados nos Formulários de Referência e nas Bases de Dados Economática e ComDinheiro. A fim de alcançar o objetivo, utilizou-se o modelo de regressão com dados em painel, de efeitos fixos com robustez. Os resultados do estudo mostraram que a independência do Conselho de Administração influencia positivamente o desempenho financeiro das empresas, enquanto que a dualidade do CEO não exerce influência sobre este desempenho. Constatou-se, ainda, que o tamanho da empresa afeta o desempenho, enquanto que o endividamento não tem efeito no desempenho. Conclui-se, portanto, que nem todas as características do Conselho influenciam o desempenho das empresas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3834
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO.pdf297,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.