Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3845
Título: A subversão cabocla no romance a espera do nunca mais: uma saga amazônica, de Nicodemos Sena
Autor(es): Souza, Luiz Eduardo Correia de
Palavras-chave: Nicodemos Sena
Colonialidade
Amazônia
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, Luiz Eduardo Correia de. A subversão cabocla no romance a espera do nunca mais: uma saga amazônica, de Nicodemos Sena. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A presente dissertação investigou as representações da colonialidade e decolonidade na Amazônia no romance A Espera do Nunca Mais: uma saga amazônica, do escritor Nicodemos Sena. A pesquisa objetivou analisar, a partir da perspectiva decolonial, a forma como os discursos e as ações dos personagens caboclos subvertem a colonialidade representada pelo personagem Estefano. O caminho teórico-metodológico foi norteado por uma análise qualitativa interpretativa desses discursos e ações a partir da perspectiva dos estudos decoloniais, conduzindo-se pelas discussões dos teóricos pós-coloniais da América-latina. O foco de análise concentrou-se nos discursos e ações que trazem inscrições que se alinham com os objetivos decoloniais. Para a análise desses movimentos usamos os conceitos de colonialidade do poder de Aníbal Quijano (2003), as definições de modernidade de Enrique Dussel (1993), as ideias de projeto decolonial de Ramóm Grosfoguel (2020), a definição de pensamento descolonial de Walter Mignolo (2017). Reconhecer a decolonialidade presente em um texto literário que versa sobre a Amazônia explicita a necessidade de pensar a colonialidade do poder que se insinua tão veladamente em diversas instituições sociais, sobretudo na literatura. A leitura pós-colonial do romance A Espera do Nunca Mais: uma saga Amazônica possibilitou perceber que os discursos e as ações dos personagens caboclos operam uma subversão cabocla ao reconhecerem a colonialidade do poder nos discursos e ações do personagem Estefano e ao apresentarem os saberes caboclos como estratégia de superação a ela.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3845
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf986,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.