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dc.contributor.authorHorbach, Jacirlene Albino-
dc.date.accessioned2022-09-09T15:28:05Z-
dc.date.available2022-09-09T15:28:05Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationHORBACH, J. A. Psicomotricidade e a atuação do professor na educação infantil: uma revisão literária. 2022. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3851-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Cristiane Talita Gromann de Gouveiapt_BR
dc.description.abstractA primeira forma de linguagem da criança se dá por meio do corpo, já que através dos movimentos ela começa a se comunicar com o meio. Nesse sentido, a psicomotricidade, pode contribuir no ensino e aprendizagem, desenvolvendo integralmente a criança, ou seja, nas suas capacidades afetivas, cognitivas e motoras. Por isso, temos como problema de pesquisa: Como trabalhar a psicomotricidade como estratégia metodológica de ensino/aprendizagem para o desenvolvimento dos educandos na Educação Infantil? Assim, temos como objetivo compreender como a psicomotricidade deve ser desenvolvida em sala de aula como estratégia metodológica para a ampliação e melhoria da aprendizagem das crianças na fase da Educação Infantil. Para alcançar nosso objetivo de pesquisa utilizamos como aportes metodológicos a pesquisa bibliográfica como defendida por Marconi e Lakatos (2003) e a pesquisa descritiva como afirmam Bervian e Cervo (2002). Nossas fontes foram artigos, monografias, dissertações, teses e legislações relacionadas à temática. Assim, como principais resultados obtivemos que a psicomotricidade como método de ensino/aprendizagem abre caminhos para a reflexão no sentido de repensar a política escolar. Oportunizando a escola e seus professores a desenvolver objetivos que facilitem o desenvolvimento global da criança. Nesse sentido é necessário compreender como ocorre o cotidiano escolar das crianças na Educação Infantil, no qual é de grande relevância buscar vivenciar uma proposta de ensino baseada em ambientes acolhedores e prazerosos que proporcionam benefícios para a vida dos alunos e no seu processo de desenvolvimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-08-15T19:49:47Z No. of bitstreams: 1 TCC_Jacirlene_Albino_Horbach_PEDAGOGIA.pdf: 418951 bytes, checksum: 44e6e2b8419f3ec8e551da70bd94e9ae (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-09T15:28:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Jacirlene_Albino_Horbach_PEDAGOGIA.pdf: 418951 bytes, checksum: 44e6e2b8419f3ec8e551da70bd94e9ae (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titlePsicomotricidade e a atuação do professor na educação infantil: uma revisão literáriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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