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Título: Atividades lúdicas na educação infantil nos documentos normativos contemporâneos
Autor(es): Almeida, Laudeci Pereira
Palavras-chave: Educação
Educação infantil
Atividades lúdicas
Data do documento: 2022
Citação: ALMEIDA, L. P. Atividades lúdicas na educação infantil nos documentos normativos contemporâneos. 2022. 36 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Resumo: Este trabalho tem como temática as atividades lúdicas na Educação Infantil, cujo objetivo geral foi compreender como os documentos normativos contemporâneos da Educação Infantil apresentam as atividades lúdicas no processo ensino e de aprendizagem das crianças. Para atingir o objetivo geral da pesquisa foi elencado como objetivos específicos: investigar as perspectivas teóricas sobre as atividades lúdicas no decorrer da história da Educação Infantil; conhecer como os documentos que normatizam a Educação Infantil apontam sobre atividades lúdicas. A pesquisa é bibliográfica e abordagem qualitativa. Como fundamentação teórica e metodológica serão utilizadas as perspectivas teóricas dos autores: Comênio (1592-1670), Pestalozzi (1746-1827), Rousseau (1712-1778), Froebel (1782-1852), Vygotsky (1987,1991), Friedmann (1992), Zabalza (1998), Kuhlmann Jr (2000), Gil (2002), Kishimoto (2002), Oliveira (2011), Silva (2014), Barcelos e Mendes (2022) e nos documentos oficiais que normatizam a Educação Infantil: os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil-RCNEI (1998); as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil-DCNEI (2010), a Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2018) e o Currículo Municipal de Vilhena: marcos, caminhos e saberes-Etapas da Educação Infantil (2021). Os resultados mostraram que tanto as concepções e perspectivas teóricas, quanto os documentos normativos têm como eixos importantes o educar, o cuidar e o brincar. O Currículo Municipal de Vilhena, Etapa da Educação Infantil está alinhado ao que propões a BNCC, quanto aos direitos de aprendizagem, os campos de experiências e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. A pesquisa afirma que através das atividades lúdicas as crianças são capazes de vivenciar experiências diferentes e desenvolver os aspectos físicos, psicológicos, cognitivos, sociais, emocionais e afetivos.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Giovana Alexandra Stevanato
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3852
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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