Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3869
Título: A importância da banda no desenvolvimento musical da escola: estudo de caso em uma escola de Porto Velho/RO
Autor(es): Santana, Tatiana Cristina
Palavras-chave: Educação musical
Bandas escolares
Formação social
Data do documento: 2021
Citação: SANTANA, Tatiana Cristina. A importância da banda no desenvolvimento musical da escola: estudo de caso em uma escola de Porto Velho/RO. 2021. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: O presente estudo dedica-se a descrever o resultado de uma pesquisa sobre a ocorrência de bandas em escolas, tendo em vista a importância da educação musical no que se refere à socialização, à troca de experiência e ao incentivo ao chamado ensino-aprendizagem nas disciplinas em geral. Utilizamos a abordagem qualitativa, de modo descritivo, dentro da proposta de viabilizar a integração pesquisador/atores do objeto pesquisado – neste caso, uma escola de ensino fundamental e médio da rede pública do município de Porto Velho (RO). Foi ainda utilizada a entrevista semiestruturada, com suporte de observação dos ensaios e gravações em áudio das entrevistas visando acompanhar o processo pedagógico efetivado pela banda junto à escola e à comunidade escolar. À luz do referencial teórico de autores como Fonterrada e Villa-Lobos, entre outros, foi possível constatar, no estudo de caso, a importância que os alunos dão para sua participação na banda escolar, ratificando, assim, o que ensina Campos (2008) quanto à relevância das bandas escolares para a função pedagógica, por se constituírem em um espaço significativo de vivência e formação musical. Como contribuição, apresentamos um planejamento de ensaio-aula a partir do modelo proposto pelo musicólogo Lélio Silva (2010), buscando, desse modo, valorizar ainda mais o trabalho conjunto realizado pelo regente da banda e os alunos, auxiliando no enriquecimento musical de todos os integrantes da banda e desenvolvendo sua capacidade de criar, apreciar e tocar instrumentos de forma melódica, harmônica e rítmica.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3869
Aparece nas coleções:Música (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.