Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3870
Título: O holocausto indígena na tríplice fronteira amazônica e o relato Wiffeniano
Autor(es): Pires, Ademir Júnior de Souza
Palavras-chave: Relato de viagem
Colonialismo
Massacre indígena
Data do documento: 2022
Citação: PIRES, Ademir Júnior de Souza. O holocausto indígena na tríplice fronteira amazônica e o relato Wiffeniano. 2022. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: O propósito desta pesquisa é investigar um dos episódios mais abomináveis que aconteceu na tríplice fronteira, Brasil, Peru e Colômbia, no final do século XIX e início do século XX, na parte do território conhecida como “Região do Putumayo”, lar de inúmeras etnias de nativos sul-americanos, que foram explorados, massacrados e quase dizimados por uma companhia anglo-peruana de extração da borracha. Nesse contexto, analisou-se as representações etnográficas cunhadas por Thomas Whiffen sobre duas etnias do noroeste amazônico: os bora e os uitoto, a partir de O Noroeste Amazônico: notas de alguns meses que passei entre tribos canibais (2019), tradução de Hélio Rocha, e identificamos as concepções que guiaram a mente do observador e aprendiz de antropólogo em sua tessitura etnográfica, demonstrando qual o motivo de seu parcial silêncio à respeito dos crimes contra os nativos que ele presenciou e foi testemunha.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3870
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.