Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3871
Título: TV INES e discursos sobre sujeitos surdos: história, memória e resistência
Autor(es): Coimbra, Matheus Batista Barboza
Palavras-chave: TV INES
Sujeitos surdos
Memórias
Data do documento: 2022
Citação: COIMBRA, Matheus Batista Barboza. TV INES e discursos sobre sujeitos surdos: história, memória e resistência. 2022. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A TV INES, criada em 2013, é uma Web TV bilíngue que disponibiliza programas acessíveis em Libras e Língua Portuguesa. Neste trabalho, buscamos analisar discursivamente essa TV, à luz dos pressupostos teóricos-metodológicos da Análise de Discurso materialista instituídos por Michel Pêcheux, na França, e por Eni Orlandi, no Brasil. O objetivo desta pesquisa é compreender a forma como o sujeito surdo é significado nos discursos produzidos pelo INES, textualizados em anúncios de jornais, documentos e um compêndio, os quais fundaram a educação de surdos no Brasil nos séculos XIX e XX, relacionando-os com os discursos vinculados à programação da TV INES. Para tal análise, mobilizamos, principalmente, os conceitos de interdiscurso/memória discursiva, formações discursivas, formações imaginárias e outros. Os resultados da pesquisa explicitam que os sujeitos surdos são significados, nos discursos fundadores da educação de surdos no Brasil, como incapazes, inferiores e infelizes. Assim, a imagem do sujeito surdo incapaz e inferior aos ouvintes instala-se na constituição discursiva nacional. Além disso, observamos nos discursos que circulam na programação da TV INES o funcionamento de uma memória discursiva que ainda significa os surdos dessa forma. No entanto, conforme Pêcheux (1995), não existe dominação sem resistência. Portanto, a resistência faz parte dos movimentos de luta dos sujeitos surdos, movimentos esses que deslocam os sentidos de ser surdo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3871
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.