Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3874
Título: Negacionismo científico: circulação e(m) sentidos
Autor(es): Castro, Poliane Carvalho
Palavras-chave: Negacionismo científico
Análise do discurso
Sentidos
Data do documento: 2022
Citação: CASTRO, Poliane Carvalho. Negacionismo científico: circulação e(m) sentidos. 2022. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A pesquisa em questão tem por objetivo analisar a constituição e a circulação do negacionismo científico no Brasil. Para isso, serão utilizados aportes teóricos da análise do discurso de linha francesa, que se refletirão nas análises do corpus em questão: ao todo, nos dedicamos a analisar três notícias. Nossas análises abordam discussões sobre ideologias presentes no negacionismo científico, em quais condições elas são produzidas e as relações de força que instituem tais discursos. Assim, busca analisar como o acontecimento “pandemia” circula seus efeitos de sentido entre sujeitos e como o silêncio e o silenciamento se instituem e são instituídos entre a classe de cientistas e a de trabalhadores na linha de frente da Saúde Pública do Brasil. A pesquisa das notícias toma como base principalmente a teoria da análise do discurso. Fundamenta-se em autores como Michel Pêcheux, que fundou a escola francesa dedicada ao tema, Eni Puccinelli Orlandi, pioneira na área da análise do discurso no Brasil no final dos anos 70, Mikhail Bakhtin, com suas contribuições a respeito de gêneros discursivos, e Foucault, que buscou compreender o discurso partindo da premissa de que o mesmo é instrumento de poder: “[...] não há saber sem uma prática discursiva definida, e toda prática discursiva pode definir-se pelo saber que ela forma” (FOUCAULT, 2005a, p. 205). Assim, acredita-se que os recursos metodológicos adotados nesta pesquisa, a priori, conduziu satisfatoriamente ao objetivo almejado.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3874
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.