Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3877
Título: Visitantes florais em diferentes sistemas de cultivo de café clonal na região da Zona da Mata Rondoniense.
Autor(es): Maria, Luiz Carlos Ferreira
Palavras-chave: Insetos
Polinização
Tipo de manejo
Agroquímico
Data do documento: 2021
Citação: MARIA, L. C. F. Visitantes florais em diferentes sistemas de cultivo de café clonal na região da Zona da Mata Rondoniense. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação do professor Dr. Izaias Médice Fernandes.
Resumo: O Brasil é caraterizado mundialmente como um dos países com maior potencial na produção de café clonal robusta, sendo o mesmo um dos principais produtores e exportador. Os insetos polinizadores presentes nas lavouras de café clonal robusta contribui para o ganho de peso e aumento de produção, podendo aumentar em 30% a produção. Para avaliar o impacto do manejo na diversidade de insetos, coletas foram realizadas em duas propriedades, sendo uma com manejo agroecológico e uma com manejo tradicional. No total foram capturados 332 indivíduos distribuídos em 9 espécies e 6 morfo-espécies, sendo 248 insetos coletados no cultivo convencional e 84 no cultivo agroecológico, a possível causa de a propriedade convencional obter uma abundância maior de Apis Melífera em relação a agroecológica, pode ser que tenha umas colmeias nas proximidades da lavoura, a riqueza foi semelhante nas culturas, mas a diversidade foi maior na cultura agroecológica que também obteve uma equitabilidade superior a convencional. A forma de manejo corresponde direto na diversidade de visitantes florais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação do professor Dr. Izaias Médice Fernandes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3877
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Visitantes florais em diferentes sistemas de cultivo de café clonal na região da Zona da Mata Rondoniense.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.