Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3878
Título: Expressões do avanço do modelo de produção capitalista no campo: mudanças nas práticas agrícolas desenvolvidas no Assentamento Margarida Alves, Nova União-RO.
Autor(es): Santos, Debora Layane Carvalho
Palavras-chave: Práticas agrícolas
Agricultura camponesa
Agronegócio
Assentamento Margarida Alves
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, D. L. C. Expressões do avanço do modelo de produção capitalista no campo: mudanças nas práticas agrícolas desenvolvidas no Assentamento Margarida Alves, Nova União-RO. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Rosilene Komarcheski.
Resumo: Este artigo apresenta as mudanças ocorridas nas práticas agrícolas desenvolvidas dentro do assentamento Margarida Alves, em Nova União (RO). Dando evidência à contribuição que o MST tem no processo de luta pela terra, procura discutir o modelo de produção capitalista e a influência que o agronegócio tem sobre a produção e a vida das famílias. A pesquisa foi realizada com famílias do assentamento, entre maio e julho de 2022, tendo como premissa fortalecer os horizontes e o modo de vida camponês e propor alternativas de práticas sustentáveis na agricultura. Utilizou-se da metodologia de pesquisa qualitativa, com pesquisa de campo, onde se entrevistaram seis famílias assentadas. Como resultado, obteve-se que o modelo de agricultura dominante, representado pelo agronegócio, tem exercido influências sobre o modo de produção e de vida das famílias camponesas locais, as quais se veem, em grande medida, subordinadas a este modelo e sem grandes perspectivas de desenvolvimento da agricultura por meio de outro modelo de produção.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Rosilene Komarcheski.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3878
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.