Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3893
Título: Santo Daime: da sacralização da natureza ao bem viver como experiência da fé na Amazônia acreana e amazonense
Autor(es): Durães, Wellington Cavalcante
Palavras-chave: Santo Daime
Espaço sagrado
Amazônia
Data do documento: 2022
Citação: DURÃES, Wellington Cavalcante. Santo Daime: da sacralização da natureza ao bem viver como experiência da fé na Amazônia acreana e amazonense. 2022, 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: Esta dissertação investigou a questão da Geografia da Religião, compreendendo-a como manifestação da fé em um território atravessado pelo poder do existir, bem como espaço marcado pelo simbolismo do crer na experiência religiosa. Sendo assim, uma explicação palpável parte do reconhecimento de que o espaço amazônico é de extrema importância para as questões culturais, sociais e religiosas dos adeptos do Santo Daime. Nesse sentido, compreende-se o espaço como sagrado, pois se conecta com a vivência da fé do indivíduo e sua cotidianidade como social no lugar. Para tanto, esta pesquisa investigou e analisou, dentro da Geografia da Religião, como que a fé na Doutrina do Santo Daime configurou-se em uma manifestação religiosa com potencial para a construção dos espaços sagrados do Santo Daime na Amazônia acreana e amazonense. Assim, para subsidiar o debate sobre a representação geográfica do entendimento dos espaços sagrados, do Bem Viver e a sacralidade da natureza do Santo Daime na Amazônia acreana e amazonense, usamos como categoria de análise da Geografia o espaço e o lugar numa perspectiva geográfica humanista e fenomenológica. Em consonância esses aspectos, o presente estudo utilizou o método de pesquisa fenomenológico, por compreender que ele oferece mais informações sobre o espaço e a vivência que o indivíduo constrói em sua essência, sua subjetividade com os espaços e lugares que ocorrem os fenômenos retratados neste trabalho. Como técnica metodológica, usouse questionário semiestruturado para a realização das coletas de dados das entrevistas realizadas com daimistas e transcrição delas. Dessa forma, as questões tratadas por esse estudo trazem contribuições para o aprofundamento e ampliação da análise sobre os elementos geográficos que a religiosidade representa no cenário estadual e nacional. Também é de grande relevância para os estudos da Geografia da cultural no que se refere ao espaço de atuação deste fenômeno religioso, além de possibilitar a construção de uma identidade maior para os que pertencem ao Santo Daime no estado do Acre e Amazonas. Os resultados obtidos apontam que, desde seu surgimento, o processo de sacralização da natureza, no Santo Daime, está relacionado aos ensinamentos e práticas ritualísticas que se baseiam na busca cotidiana de enxergar parte do mundo natural e espiritual. De tal modo, as experiências religiosas dos daimistas são permeadas de sacralização em meio aos espaços sagrado da doutrina. Assim, a fé, no Santo Daime, potencializa a construção dos espaços sagrados e mostra caminhos para o bem viver como experiência da fé na floresta amazônica, uma vez que a própria filosofia daimista concebe a natureza um caráter sagrado
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3893
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.