Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3896
Título: Política de formação continuada: programa de alfabetização na idade certa (PAIC) em Ariquemes – RO, 2021 – 2022
Autor(es): 
Morais, Sandra Aparecida França
Palavras-chave: Política de formação de professores
PAIC
Professores alfabetizadores
Data do documento: 2022
Citação: MORAIS, Sandra Aparecida França. Política de formação continuada: programa de alfabetização na idade certa (PAIC) em Ariquemes – RO, 2021 – 2022 . 2022. 96 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: A presente pesquisa cujo título é “Política de Formação Continuada: Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) em Ariquemes – RO, 2021 – 2022”, teve por objetivo desvelar a implementação da política de formação continuada de alfabetizadores por meio do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), no município de Ariquemes-RO. A política de formação de professores, especialmente a política de formação continuada tem sido tema de debates entre órgãos internacionais e nacionais. Diante da necessidade cada vez mais acentuada em políticas de formação continuada, seja pelas lacunas deixadas na formação inicial, seja pelas mudanças culturais, sociais, mas principalmente as econômicas, muitos autores têm se debruçado na produção de pesquisas sobre o tema. Para este estudo em particular, apontamos como principais autores Saviani (2009); Gatti (2013); Tardif (2002); Nóvoa (1995); Patrícia (2015); Arroyo (2007) e outros. Tais pesquisas elucidam pontos extremos sobre o objeto de estudo não apenas da formação inicial, mas também estender as experiências individuais e coletivas, as situações de trabalho e o desenvolvimento profissional do professor, já que estes compõem as diversas aprendizagens. Autores como Gatti (2015), Gomes (2022) e Saviani (2013), apontam questões para a reflexão sobre as modalidades de formação, alertam que nem sempre que se anuncia que o propósito é a formação continuada isso ocorre, em muitos casos pode ser muito mais treinamento dos professores aos moldes gerenciais. Quanto a explicação para materialidade do estudo, optou-se pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no município de Ariquemes, com enfoque na formação de professores alfabetizadores, utilizando o modelo similar do Estado Ceará. No estado do Ceará, o Programa surgiu em 2007, se originou do trabalho desenvolvido pelo Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar, tem por objetivo alfabetizar todos os alunos das redes públicas de ensino até os 7 anos de idade, através de cinco eixos interdependentes e simultâneos: i) eixo de alfabetização; ii) eixo de educação infantil; iii) eixo de literatura infantil; iv) eixo de gestão municipal e v) eixo de avaliação externa. No município de Ariquemes, a princípio, foi implementado pela Assembleia Legislativa, vindo logo após ser coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, TCE/RO. Tem o mesmo objetivo do modelo ao qual segue, supostamente erradicar o analfabetismo e capacitar professores alfabetizadores no estado de Rondônia. Tendo um material pronto, com acompanhamento mensal sobre os resultados, em início em sala de aula com anotações dos professores e após postado numa plataforma, o Power Bi, assim criando os dados de acompanhamento e evolução de cada aluno.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dra. Márcia Ângela Patrícia
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3896
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Morais, S. A. F.pdfArquivo principal2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.