Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3900
Título: Diagnóstico de uma área da bacia do Rio machado: contribuições para gestão de recursos hídricos no município de Ji-Paraná, RO
Autor(es): Souza, Naara Ferreira Carvalho de
Palavras-chave: Outorga
Impacto Ambiental
Percepção Ambiental
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, Naara Ferreira Carvalho de. Diagnóstico de uma área da bacia do Rio machado: contribuições para gestão de recursos hídricos no município de Ji-Paraná, RO. 70 f. 2022. Dissertação (Mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: A água é um recurso natural essencial à sobrevivência humana e limitado, por isso a crise hídrica tem despertado a atenção da sociedade. Sendo assim, o objetivo da pesquisa está voltado a realizar análise diagnóstica de um trecho da bacia do Rio Machado, ressaltando aspectos ambientais, sociais e econômicos do município de Ji-Paraná, RO, bem como disponibilizar informações que contribuam para a aplicação de instrumentos da Política de Recursos Hídricos. Por meio de pesquisa documental, foram obtidos os dados de outorgas de recursos hídricos, do período de 2011 a 2020, junto a SEDAM. A caracterização dos principais usos da terra foi feita em intervalos de doze anos (1984 a 2020) utilizando-se o Software QGIS, versão 3.12.3, por meio da ferramenta de classificação Plugin Dzetsaka, definidas as classes: Vegetação natural, Área Antropizada, Água e Urbanização. A percepção dos atores sobre os recursos hídricos e o envolvimento nas ações de gestão hídrica fo i identificada com a aplicação de questionários on-line, encaminhados a 17 instituições, incluindo membros do poder público, sociedade civil e usuários de água. Como resultado, identificou-se que as principais finalidades de uso e maior número de emissões de outorga no período estudado foram para uso industrial (38), piscicultura (36) e uso doméstico (19), além disso, foi observada uma diversificação nos usos ao longo do tempo, visto que no primeiro ano de análise (2011) houve emissão de outorga somente para piscicultura. Com relação ao uso e ocupação da terra no período de 1984 a 2008, observou-se redução de 23,89% da vegetação natural, por outro lado a área antropizada aumentou 129,38% no mesmo período. Já nos anos de 2008 a 2020, a área de vegetação natural teve leve aumento de 0,66%, ao passo que a área antropizada apresentou redução de 1,85%. No que se refere à percepção dos atores sobre os recursos hídricos, para 83,3% houve mudanças na qualidade e quantidade das águas na região, ao longo do tempo, devido ao lançamento de esgotos sem tratamento e de resíduos sólidos nos corpos hídricos, além disso, 97,9% dos entrevistados entendem como um dever de todos o cuidado com os recursos hídr icos em uma bacia hidrográfica, mas apenas 14,6% afirmou participar de algum espaço de discussão e tomada de decisões referentes ao uso da água no estado de Rondônia. Deste modo, o crescimento das atividades econômicas no município tem aumentado a demanda por água e impactado de maneira negativa os recursos naturais, até mesmo em áreas protegidas, influenciando na visão dos atores hidrográficos de que a responsabilidade de cuidar das águas em uma bacia hidrográfica deve ser compartilhada.
Descrição: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos. Sob a orientação da Profª Drª Patricia Soares de Maria de Medeiros e coorientação da Profª Drª Nara Luísa Reis de Andrade
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3900
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Naara_Souza.pdfDissertação3,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Cartilha_Naara_Souza.pdfProduto4,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.