Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3938
Título: Mandioca assada e outras beradeiragens: analisando o consertador de rádios e outros causos..., de Walter de Oliveira Bariani
Autor(es): Cruz, Olguimar Angelica
Palavras-chave: Walter Oliveira Bariani
Amazônia
Identidade
Data do documento: 2022
Citação: CRUZ, Olguimar Angelica. Mandioca assada e outras beradeiragens: analisando o consertador de rádios e outros causos..., de Walter de Oliveira Bariani. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: Esta dissertação apresenta a análise de causos que fazem parte da obra O consertador de rádio e outros causos, de Walter de Oliveira Bariani (2009). A análise foi realizada pelo viés da teoria da literatura e cultura, visando contribuir com os estudos sobre a formação pluricultural identitária da região Norte do homem amazonense, caboclo e em especial beradeiro. Os causos investigados denotam discursos que retratam a Amazônia e deles se podem extrair elementos de composição da paisagem, como o rio, a floresta, seres encantados e a forma de viver amazônida. O estudo considerou a história da Amazônia antes da ocupação dos colonizadores, a perspectiva dos colonizadores sobre o homem nativo, a cultura da região, as narrativas dos viajantes, os causos como gênero literário e as narrativas como construção e resistência cultural do homem da Amazônia. A pesquisa retrata, ainda, como portugueses e espanhóis, dentre outros colonizadores europeus, viam as terras “descobertas”, em especial a região Norte, a Amazônia, com um olhar de mistério, o Eldorado, onde havia muito ouro e especiarias, um olhar baseado na percepção medieval e teorias respaldas por viajantes que as construíram e fortificaram o imaginário do homem da idade média, moderna e até os dias atuais. A pesquisa conta com o aporte teórico de Frantz Fanon (2005), Albert Memmi (2007), Ana Pizarro (2012), Enrique Dussel (1993), Márcio Souza (2019), Thomas Bonnici (2012), Miguel Nenevé e Sonia Sampaio (2015), entre outros autores, que contribuíram para a análise dos causos. Para tratar de identidade e cultura, foram utilizados estudos de Stuart Hall (2006), João de Jesus Paes Loureiro (2015) e Luís da Câmara Cascudo (1973; 2012). Os causos analisados revelam os saberes, a cultura amazônica. Daí a importância dessas narrativas para a construção do sujeito beradeiro. A cultura beradeira faz parte da formação e da construção da identidade de povos da região da Amazônia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3938
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf8,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.