Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3950
Título: A importância da libras na educação de surdos nos anos inciais das escolas municipais de Ji-Paraná/RO
Autor(es): Oliveira, Viviany Amorim Silva
Palavras-chave: Libras.
Inclusão Escolar
Criança surda
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, Viviany Amorim Silva. A importância da libras na educação de surdos nos anos inciais das escolas municipais de Ji-Paraná/RO. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: O presente trabalho traz o relato sobre a vida acadêmica de uma estudante surda e seus percalços, bem como a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais — Libras na educação das crianças surdas, nos anos iniciais da educação nas escolas municipais de Ji-Paraná. Traz uma abordagem sobre a surdez, o ensino e aprendizagem e os avanços de legislações e garantias a acessibilidade linguística em Libras e a importância do acompanhamento de profissionais bilíngues na vida escolar dessas crianças. Apresenta a importância da inserção do ensino de Libras para as crianças surdas, para que possam ter acessibilidade linguística desde pequenas, assim como a formação de professores em Libras para poder atender o melhor possível esses alunos surdos, buscando promover a acessibilidade em relação à comunicação para todos. Toda a pesquisa foi realizada diante a vivência dessa aluna em seu dia a dia e também com bases bibliográficas já registradas a respeito do assunto. Apresentará a importância dessa inclusão nas escolas, para que todos tenham maior facilidade em seu aprendizado.
Descrição: Artigo científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Me. Rosiane Ribas de Souza Eler e Coorientação da Tradutora Intérprete de Libras Me. Queila Ribas de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3950
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC__Viviany_Amorim.pdfTrabalho de Conclusão de Curso564,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.