Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNormando, Carlos Alberto-
dc.date.accessioned2022-11-10T17:40:10Z-
dc.date.available2022-11-10T17:40:10Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationNORMANDO, Carlos Alberto. Física moderna e contemporânea no ensino médio a partir das limitações da física clássica. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3951-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo de Sousa Costa.pt_BR
dc.description.abstractA proposta desta dissertação, é o desenvolvimento de um projeto de Proposta Didática extracurricular que atenda a necessidade do aluno do 3º ano do Ensino Médio, que já traz consigo conhecimento em física básica, sobre Relatividade, Termodinâmica e Ondas Eletromagnéticas. Aplicando como teoria da aprendizagem, o humanismo de Paulo Freire e a aprendizagem significativa de David Ausubel. O objetivo desta Proposta didática, é transportar para sala de aula do Ensino Médio, especificamente a evolução da física ao longo da história, utilizando fundamentos básicos da matemática e o conhecimento prévio do aluno relacionado aos temas citados acima, adquiridos ao estudar Física Clássica, nos tópicos relatividade de Galileu e Newton, termodinâmica e ondas eletromagnéticas apresentados respectivamente no primeiro e segundo ano do ensino médio. Que servirão como saber prévio no desenvolvimento da sua aprendizagem sobre a evolução histórica dos conceitos físicos. Esta restrição a matematização servirá como colaboração ao saber prévio do aluno, de acordo com Freire e a aprendizagem significativa de David Ausubel. A comparação da Física Clássica com a Física Moderna, nessas particularidades, trará ao aluno a percepção da evolução da Física, associando o novo conceito a subsunçores obtidos na regularidade de sua sala de aula. O que lhe dará uma visão diferente de assuntos que quando apresentados, parecem uma Física diferente, sem nenhuma ligação com a anterior. Não é propósito deste trabalho ensinar a Física do ensino superior, apenas estimular a latente curiosidade juvenil pelo fascinante mundo da ciência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-11-10T17:34:33Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_CARLOS_ALBERTO_NORMANDO.pdf: 2423227 bytes, checksum: 3ce2a81555d6baaeccf94e57a1e3798a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-11-10T17:39:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_CARLOS_ALBERTO_NORMANDO.pdf: 2423227 bytes, checksum: 3ce2a81555d6baaeccf94e57a1e3798a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-11-10T17:40:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_CARLOS_ALBERTO_NORMANDO.pdf: 2423227 bytes, checksum: 3ce2a81555d6baaeccf94e57a1e3798a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-10T17:40:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_CARLOS_ALBERTO_NORMANDO.pdf: 2423227 bytes, checksum: 3ce2a81555d6baaeccf94e57a1e3798a (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTransposição Didáticapt_BR
dc.subjectFísica Clássicapt_BR
dc.subjectFísica Modernapt_BR
dc.titleFísica moderna e contemporânea no ensino médio a partir das limitações da física clássicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CARLOS_ALBERTO_NORMANDO.pdfDissertação2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.