Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Maria Cecília Correa de Souza-
dc.date.accessioned2022-11-20T05:47:57Z-
dc.date.available2022-11-20T05:47:57Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Cecília Correa de Souza. Uma análise das contribuições educacionais produzidas em uma formação continuada em matemática para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Ji-Paraná - RO. 2022. 176 f. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3963-
dc.descriptionDissertação de Mestrado que será apresentada ao Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Educação Matemática, sob orientação da Profª. Drª. Marcia Rosa Uliana.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições educacionais produzidas em uma formação continuada em matemática para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Ji-Paraná (RO). A pesquisa foi desenvolvida na abordagem qualitativa e se caracteriza como do tipo pesquisa-ação. As questões norteadoras desta pesquisa foram as seguintes: De que maneira a formação continuada poderá ser uma alternativa para garantir a aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual (DI)? e Quais as contribuições educacionais de uma formação continuada para os professores do AEE que dão suporte ao professor do ensino regular para o desenvolvimento do pensamento, das habilidades matemáticas e da capacidade interpretativa dos estudantes com DI? O processo investigativo/formativo ocorreu em três fases e utilizamos como instrumentos para a produção/coleta de dados questionários, entrevistas semiestruturadas e coletiva e a observação participante. Os dados da pesquisa foram analisados e entrelaçados com as normativas e legislações nacionais e internacionais, e com os autores que versam sobre a educação inclusiva e o processo de ensino e aprendizagem do estudante com DI. Na primeira fase, denominada de diagnóstica/exploratória, procuramos conhecer as quatro professoras participantes da pesquisa, suas formações profissionais e como o AEE poderá oferece suporte aos estudantes com DI para a construção das habilidades matemáticas nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Ji-Paraná (RO), lócus da pesquisa. Para a segunda fase, chamada de intervenção, foi planejado e desenvolvido um curso de formação continuada de 20 horas para as professoras do AEE, executado na modalidade híbrida pela plataforma Meet e de forma presencial. A terceira fase, denominada avaliativa, foi realizada após a execução do curso de formação continuada e aconteceu através da aplicação de um questionário avaliativo, das análises das gravações realizadas em toda a etapa de intervenção e com a realização de uma entrevista. O suporte teórico utilizado nesta pesquisa fundamenta-se em autores que discutem a metodologia (THIOLLENT, 2011; MINAYO, 2008; FRANCO, 2005; ELLIOT, 1998; BOGDAN; BIKLEN, 1994, entre outros) e aqueles que embasam a pesquisa de formação e Educação Matemática (MANTOAN, 2011; D’AMBRÓSIO, 2008; GLAT, 2007; FERREIRA, 2006; LORENZATO, 2006; MANTOAN, 2006; TACCA, 2006; FIERRO, 2004; D’AMBRÓSIO, 2003; FREIRE, 1999, entre outros). Ficou evidente, a partir da análise dos dados, que a formação continuada desenvolvida atendeu os objetivos iniciais. As professoras participantes se envolveram e cooperaram ativamente na formação, bem como deixaram transparecer que as atividades desenvolvidas contribuíram para um novo pensar sobre como promover o ensino de matemática para o estudante com deficiência, em especial daqueles com deficiência intelectual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-11-20T05:47:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MARIA_CECILIA_SOUZA.pdf: 1850474 bytes, checksum: 257e7e53524f1844bc0035808f170b6e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-11-20T05:47:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MARIA_CECILIA_SOUZA.pdf: 1850474 bytes, checksum: 257e7e53524f1844bc0035808f170b6e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-20T05:47:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MARIA_CECILIA_SOUZA.pdf: 1850474 bytes, checksum: 257e7e53524f1844bc0035808f170b6e (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAEEpt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleUma análise das contribuições educacionais produzidas em uma formação continuada em matemática para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Ji-Paraná - ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MARIA_CECILIA_SOUZA.pdfDissertação1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.