Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3972
Título: Redes de franquias: um estudo sobre a implantação de cinco empresas franqueadas no município de Guajará-Mirim-RO
Autor(es): Lucino, Andréia Castro
Palavras-chave: Franchising
Investimento
Motivos
Data do documento: 2021
Citação: Lucino, Andréia Castro. Redes de franquias: um estudo sobre a implantação de cinco empresas franqueadas no município de Guajará-Mirim-RO. 2021. 51 f. Monografia ( Departamento Acadêmico de Ciência da Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo verificar do ponto de vista de cinco empresários, sobre os fatores que os levaram a escolherem o modelo de negócio de Franchising para empreender no município de Guajará-Mirim-RO, mais especificamente foram investigados os motivos que os levaram a investir no ramo de franquias, as facilidades e desafios de ter uma empresa fraqueada no município de Guajará-Mirim, e o tempo de retorno do investimento, e se os mesmos estão satisfeitos com os lucros obtidos pelo empreendimento. O problema de pesquisa foi assim constituído: quais os principais fatores que levaram cinco empresários de Guajará-Mirim-RO a optarem pelo modelo de negócio de Franchising? A pesquisa de campo foi realizada no ano de 2020, a pesquisadora realizou visitas a cada um dos empreendimentos dos quais os seus proprietários se disponibilizaram a participar do estudo, para realizar a aplicação do instrumento de pesquisa. As marcas fraqueadas pelos empresários que participaram desta produção são: Ortobom, Lupo, Água de Cheiro, O Boticário e Cacau Show. A metodologia de pesquisa para apuração dos dados teve por base a abordagem qualitativa do estudo cientifico. Os resultados demonstraram que os empresários optaram por investir em Guajará-Mirim, por já viveram no município há bastante tempo, e por acreditarem no potencial da cidade, e por desejarem também contribuir com o desenvolvimento do lugar, gerando emprego, renda e ofertando produtos de qualidade para a população guajaramirense e região. Escolheram o ramo de franquia para empreender, principalmente por causa da marca consolidada no mercado. Os maiores desafios para implantar a empresa fraqueada está em atender todos os requisitos exigidos pelo franqueador, e as facilidades está no marketing do produto, que já são conhecidos nacionalmente, o que facilita a aceitação pelo público. O tempo de retorno do investimento esteve dentro do prazo estipulado pelo franqueador, à maioria dos empreendedores alcançaram o retorno do que aplicaram no negócio até antes do estipulado. Todos estão bastante satisfeitos com os lucros de seus negócios alguns tem até planos de expansão.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3972
Aparece nas coleções:DACA/GM. Graduação em Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Andreia Lucino.pdf613,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.