Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3981
Título: A atuação do bibliotecário da Biblioteca Municipal Viveiro das Letras como mediador cultural
Autor(es): Masson, Daniela Trindade
Palavras-chave: Biblioteca pública
Ação cultural
Bibliotecário
Data do documento: 2022
Citação: MASSON, Daniela Trindade. A atuação do bibliotecário da Biblioteca Municipal Viveiro das Letras como mediador cultural, 2022. 76 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar a atuação do bibliotecário como mediador cultural, frente as demandas apresentadas pelo público usuário frequentador da Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, estabelecendo relações entre a sua atuação e a base teórica referencial da pesquisa. A partir dos conceitos de ação cultural, animação cultura e mediação cultural e sua importância na construção do conhecimento, dando destaque a leitura para o usuário e o papel do bibliotecário enquanto agente de promoção de cultura. Em relação a constituição teórica, adotou-se como autores principais Perrotti, e Pieruccini (2007); Rasteli (2019) e Silva (2018). No decorrer dos trabalhos, buscou-se apresentar as atribuições do profissional de biblioteconomia como mediador cultural dando destaques as suas atribuições legais, isto é, atuações que devem estar de acordo com as normativas legais da profissão. Foram realizadas análises acerca das percepções da mediação cultural realizada na biblioteca pública do município de Porto Velho. A pesquisa é de natureza explicativa, de abordagem qualitativa como um processo de descrição daquilo que está posto subjetivamente. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica e posteriormente uma entrevista semiestruturada aberta e gravada com o diretor da biblioteca viveiro das letras. Após a transcrição dos dados da entrevista, foi realizada análise de dados através de análise de conteúdo de Bardin (1977), a partir da fala do entrevistado. O método utilizado para análise é o comparativo das atividades realizadas pela biblioteca em tela com os conceitos de animação, ação e mediação cultural de acordo com a literatura. Buscou-se através desta análise identificar se a biblioteca municipal Viveiro das Letras faz ação ou animação cultural. Como resultado se conclui que as atividades desenvolvidas pela bibliotecária na Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, contribuíram para o desenvolvimento de políticas culturais, artísticas e sociais que promoveram na sociedade a chamada apropriação cultural, tendo em vista que a mediação cultural realizada por essa profissional respondeu de forma satisfatória aos desafios enfrentados pela sociedade durante a pandemia do covid-19.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3981
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc pdf atualizado.pdfTCC1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.