Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3984
Título: Relação entre a efetividade da gestão municipal na transparência pública em Rondônia
Autor(es): Marim, Aline Mayara Costa
Palavras-chave: Gestão pública
Accountability
Transparência
Efetividade da gestão municipal
Data do documento: 2022
Citação: MARIM, Aline Mayara Costa. Relação entre a efetividade da gestão municipal na transparência pública em Rondônia. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: Há uma necessidade de entender e investigar a intensidade de relação entre os indicadores de desenvolvimento dos municípios do Estado de Rondônia na qualidade da transparência e governança pública, de modo a entender como a accountability afeta o comportamento dessas variáveis. Assim, este estudo tem o objetivo de analisar se o desenvolvimento municipal melhora a transparência e a governança pública, além de contribuir na discussão sobre o tema accountability. O procedimento adotado foi a pesquisa quantitativa descritiva. A coleta dos dados foi obtida por meio do ranking nacional de transparência, do Ministério Público Federal - MPF, de 2016, bem como o último índice FIRJAN de desenvolvimento municipal, de 2018, ano-base 2016. Foram avaliados os 52 municípios rondonienses. Os dados foram analisados utilizando-se regressão logística. A análise permitiu verificar que a maioria dos municípios do Estado de Rondônia possui média de transparência em torno de 70%. As inferências apontam que as variáveis empregadas são estatisticamente relevantes. Por fim, a hipótese apresentada se mostrou válida, pois os resultados demonstram que, quanto maior o índice de efetividade da gestão municipal, melhor a posição no ranking de transparência municipal.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3984
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf522,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.