Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3987
Título: Intermidialidade na literatura de site specific, um romance, de Fabio Morais
Autor(es): Silva, Leidijane Rolim da
Palavras-chave: Romance
Literatura
Intermidialidade
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Leidijane Rolim da. Intermidialidade na literatura de site specific, um romance, de Fabio Morais. 2022. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A prosa romanesca consiste em uma narrativa composta por alguns elementos que, resumidamente, envolvem ao menos um sujeito agindo em um tempo-espaço. Há, no entanto, obras que fogem a essa estruturação. Por vários estudiosos o romance é considerado um dos gêneros mais flexíveis da literatura. E justamente por escapar dos moldes fixos que poderiam identificá-lo com precisão sua definição sucinta seria simplória e problemática. Considerando isso, o presente estudo pretende analisar: as variáveis destoantes do romance convencional que ocorrem na “obra literartística” Site Specific, um Romance (2013), de Fabio Morais, situandoo no âmbito do romance contemporâneo brasileiro. A proposição exposta implica o estudo da ocorrência da espacialidade na interação entre as linguagens literária e artística constituintes na poética do livro. Para tal proposta estão postas as seguintes questões: como o romance experimental destoa do tradicional; como os títulos dos capítulos-seções correspondem visualmente com suas respectivas formas textuais; de que maneira são as manifestações do espaço no romance e nas artes visuais; como a obra em análise insinua um cenário expositivo e a noção de lugar específico (site-specific) no livro. A fim de corroborar com este diálogo foram utilizados autores como: Claus Clüver em sua abordagem das relações intermidiáticas, aprofundadas por Irina Rajewsky na concepção dos estudos literários; Luiz Alberto Brandão na sistematização do espaço literário; Franco Moretti e Massaud Moisés quanto ao histórico e transformações do gênero romance; Regina Dalcastagnè e Leyla Perrone-Moisés na identificação do romance contemporâneo brasileiro; Nicolas Bourriaud, Leonardo Villa-Forte sustentando a contextualização sobre as práticas de apropriação na produção artística e literária; entre outros. A obra então, pode ser lida sob perspectiva da intermidialidade já que a estrutura textual e a utilização dos paratextos evidenciam ampla relação entre as diferentes percepções de espacialidade oriundas da influência das artes visuais e da literatura.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3987
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf851,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.