Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3989
Título: A relação do desmatamento com o PIB agropecuário em Rondônia entre os anos de 2007 a 2017
Autor(es): Torres, Adriana Aparecida Pinheiro
Palavras-chave: Agronegócio
Desmatamento
PIB agropecuário
Rondônia
Data do documento: 20-Dez-2022
Citação: Antonio, Adriana Aparecida Pinheiro Torres. A Relação Desmatamento com o PIB em Agropecuário Rondônia entre os anos de 2007 a 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2022.
Resumo: Desde a década de 1970, a migração para a Amazônia e a abertura de estradas foram os principais determinantes que contribuíram com o desmatamento na região. Particularmente em Rondônia, os projetos de colonização foram implantados em um contexto fundiário, alterando a estrutura de posse e uso da terra, inserindo o estado dentro do sistema produtivo nacional com grande incentivo ao desmatamento. Neste sentido políticas governamentais que estimularam o uso e apropriação da terra em atividades como a comercialização de madeira, a pecuária e a produção de grãos, resultaram em um conjunto de atividades econômicas que foram legitimadas como uma suposta vocação regional para o agronegócio. O objetivo deste estudo é evidenciar o impacto do desmatamento na economia regional do estado de Rondônia, considerando a relação do desmatamento com o PIB agropecuário entre os anos de 2007 a 2017. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva em relação a seu objetivo e quantitativa em relação à abordagem do problema, sendo analisada por meio de técnicas estatísticas utilizando o software R. Como principais resultados a partir dos sete territórios rurais estudados em Rondônia, conclui-se que para cada ponto percentual (1%) do aumento do desmatamento, o PIB agropecuário aumentou três vezes mais. Ou seja, diferentemente dos demais estados amazônicos onde a literatura vem demostrando que não existe relação direta do aumento do desmatamento com o crescimento do PIB, no caso de Rondônia, o crescimento do PIB agropecuário esteve atrelado ao aumento do desmatamento entre aos anos de 2007 a 2017.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharela em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Dr. Charles Carminati de Lima
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3989
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Adriana_Torres.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador